RESGATANDO MEMÓRIA

293 palavras 2 páginas
RESGATANDO MEMÓRIA

Se em Sobral, alguém falar no nome de Oriano Mendes para pessoas da faixa etária de 15 a 30 anos, provavelmente elas dirão que jamais ouviram falar neste cidadão. São fatos desta natureza que muitos nos entristecem, pois, nós, sobralenses, não sabemos cultuar a memória daqueles que, com trabalho, garra e espírito empreendedor, ajudaram a alavancar o progresso de nossa Princesa do Norte.

Na minha modesta opinião, o nome de Oriano Mendes representa o símbolo do pioneirismo em Sobra!. Como.prova disto cito abaixo alguns de seus empreendimentos nesta cidade:

1 – Criou a primeira indústria de café moído, a TORREFAÇÃO SÃO PAULO,
2 - Trouxe o 1° gerador de energia elétrica, criando a COMPANHIA INDUSTRIAL LUZ E FORÇA DE SOBRAL, em 1924; em 1926 a cidade viu acenderem-se as primeiras lâmpadas elétricas;
3 - Fundou a 1ª Fábrica de Beneficiamento de algodão e seus derivados, na década de 40;
4 – Em 1924, implantou a 1ª instituição bancária (Banco de Crédito Agrícola);
5 - Fundou as primeiras fábricas de redes, bem como a de mosaico e a de gelo;
6 - Fundou a Associação Comercial de Sobral e a Associação dos Empregados do Comércio. Entretanto, as homenagens a ele prestadas foram simplesmente insignificante para um homem de sua estirpe que, com seus feitos, constitui a mola propulsora em prol do desenvolvimento de nossa terra. São apenas o nome de um Grupo Escolar e o de uma rua que já mudou de denominação três vezes e voltou a ser chamada de Oriano Mendes.

Sugiro, então, a algum órgão, entidade (FIEC ou SESC) que deseje instituir um comenda com o objetivo de homenagear empresários ou executivos de destaque, tomar emprestado o nome desse comerciante progressista, industrial e banqueiro que, com sua visão de futuro, deu o pontapé inicial.

Relacionados

  • Surrealismo
    321 palavras | 2 páginas
  • O transtorno bipolar sob a ótica da musicoterapia
    4236 palavras | 17 páginas
  • A filosofia
    21947 palavras | 88 páginas
  • Curso biblico
    74918 palavras | 300 páginas