RESGATANDO JOGOS E BRINCADEIRAS DE ANTIGAMENTE

471 palavras 2 páginas
JOGOS E LUDICIDADE

Resgatar as brincadeiras e jogos de antigamente é uma forma de ampliar o universo lúdico e cultural das crianças, além de promover uma interação com outras gerações. Hoje em dia as tecnologias restringem as brincadeiras, fazendo com que as crianças fiquem horas e horas na frente do computador, tablet, celular ou mesmo da televisão. Ficam ocupadas em vencer obstáculos, disputar corridas, tudo isso sem a criança sair do lugar.
O brincar e o jogar que são atos indispensáveis à saúde física, emocional e intelectual e sempre estiveram presentes em qualquer povo desde os mais remotos tempos. Através deles, a criança desenvolve a linguagem, o pensamento, a socialização, a iniciativa e a auto-estima, preparando-se para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios e participar na construção de um mundo melhor.
Os jogos servem como instrumento de estruturação do individuo. Elas não trabalham apenas uma capacidade, mas várias, como percepção motora, equilíbrio e orientação espacial.
Dessa forma, segundo Kishimoto (1993) “se desejamos formar seres criativos, críticos e aptos para tomar decisões, um dos requisitos é o enriquecimento do cotidiano infantil com a inserção de contos, lendas, brinquedos e brincadeiras”

Este projeto visa desenvolver com os alunos brinquedos e brincadeiras, cantigas e jogos antigos, a fim de conservar a memória e o prazer proporcionado por brincadeiras, possibilitando ás crianças conhecimento de que brincar não é apenas manusear objetos e jogos eletrônicos, e sim participar da construção do brinquedo, interagindo com os colegas nas brincadeiras e desenvolvendo valores importantes na formação do ser humano.
Envolverá um conjunto de fatores que devem existir para uma vida melhor e saudável. Isso é que para se ter uma boa qualidade de vida, é necessário mudar de comportamento, vivência de novos valores, disciplina, respeito mútuo, atenção a saúde e solidariedade.

OBJETIVO GERAL

Resgatar valores, socializar brincadeiras, ampliar

Relacionados

  • Gabriel Garcia Marques Do Amor E Outros Demonios
    44535 palavras | 179 páginas
  • como funciona a economia
    92785 palavras | 372 páginas
  • Bíblia de Jerusalém
    789033 palavras | 3157 páginas