Resgat da politica da assistencia social

4124 palavras 17 páginas
[pic]

INTRODUÇÃO

O processo de crescimento e evolução da historia do Brasil, apresenta as mudanças, o surgimento da questão social. E como o Estado procurar intervir através das politicas sociais e da seguridade social, juntamente com a assistência social.

As lutas, mobilizações e reinvindicações aconteceram, por melhores condições de vida e para que todos sejam beneficiados e possam ter acesso aos direitos.

No decorrer da história da humanidade, o conceito de saúde e doença teve varias configurações e reconfigurações, sendo relacionado com o contexto e com a conjuntura social, política e cultural da sociedade. A doença sempre acompanhou a humanidade e com certeza a humanidade se preocupava em enfrentar as ameaças, independentemente do conceito que se tinha de saúde ou doença.

A medicina grega teve uma importante contribuição na maneira de enfrentar a doença. Buscavam a cura pela utilização de plantas e métodos naturais e rituais místicos. Muitos contribuíram com seus pensamentos e pesquisas, para descrever sobre a doença, e as causas devido os problemas de saúde e também os cientistas descobriram os microrganismos causadores de doenças. Sendo assim possível pensar na vacina e soro contra algumas doenças causadas por microrganismos e a possibilidades na prevenção. Começando assim a pensar na doença em forma de números, não só no nível de corpo individual, mas também social.A seguridade social brasileira é uma politica formulada no contexto da redemocratização do Estado na década de 1980 e apresentada institucionalmente na Assembleia Nacional Constituinte de 1988, e que veio para responder às demandas de reestruturação da politica social no Brasil. A Constituição Federal de 1988

Relacionados

  • meio ambiente
    26820 palavras | 108 páginas