Resesnha globalização milton santos

531 palavras 3 páginas
Os tres tipos de mundos na globalização

* Mundo como fábula * A mídia nos faz crer, atraves de suas informações manipuladas e escolhidas a dedo, sempre defendendo interesses de grandes empresas, que o mundo globalizado caminha muito bem em favor de todos. * “Os Estados Nacionais estão perdendo a importancia. Essa é uma historia da carochinha que os países ricos nos contam. Os pensadores da globalização em geral dizem isso. O Estado Nacional norte-americano, por exemplo, vai muito bem, com gastos militares como nunca visto antes, empenho direto do governo em defender interesses das empresas norte-americanas. É uma história que crê quem quer ser enganado” (Celso Amorim) * A Nova divisão de Internacional de Trabalho. A Boeing é um raro exemplo da boa distribuição de sua produção para vários países. O modelo 777 recebe componentes de 322 fornecedores em 38 países.

* Mundo como é * “Se tudo se torna capitalista, obrigatoriamente a contradição se instala” (Milton Santos) * “A única crise que os responsáveis desejam evitar é a financeira, nenhuma outra” (Milton Santos) * As grandes empresas, que são o centro frouxo do mundo, que escapando ao controle do Estado e se distanciando de uma relação mais obrigatória com o territórios, a elas é permitida uma ação sem responsabilidade. Elas não têm responsabilidade social ou moral e por isso os desorganizam. * O filme “Corporation” denuncia a exploração de mão-de-obra no 3° mundo. Trata-se de uma divisão internacional de trabalho injusta e desigual. * A Nike transferiu sua rodução industrial para países onde não há limites para exploração de trabalho. * “A divisão de trabalho na globalização distribui migalhas mundo afora e gera desemprego nos EUA” (Charles Kernigham, diretor do Comitê Nacional do Trabalho)

* Mundo como pode ser * Apenas através da verdadeira democracia, na qual o povo tem efetiva participação em todos os sentidos é possível, antes de assimilar e engolir a

Relacionados