Reserva particulardo patrimonio particular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RPPN

O Decreto 1922, de 05 de junho de 1996, dispõe sobre as RPPNs – Reservas Particulares do Patrimônio Natural – Áreas de Conservação da Natureza em Terras Privadas (1).
Os proprietários da empresa “Prolimbrasil – Ind. e Com. Ltda.”, possuindo certificação ambiental e visando agregar maior valor à sua marca de mercado, decidiram transformar parte de sua propriedade em umareserva ambiental particular, já que a construção dessa empresa degradou grande parte do meio ambiente preservado até hoje (1).
Para a conservação de algumas espécies, a Prolimbrasil decidiu implantar um Criadouro Conservacionista, com grande capacidade de suporte, para a recepção de 05 espécies em extinção, daquela região, não tirando, assim, o animal do seu habitat (1).
Profissionaisdevidamente habilitados elaborarão o Plano de Proteção da Fauna, tendo a responsabilidade sobre a captura e transporte de 5 espécies selecionadas, até a área de soltura, incluindo animais de locomoção mais lenta (1).
Para um excelente plano de proteção da fauna, os proprietários precisarão ter muita dedicação, empenho e, sobretudo parceria, além do apoio técnico-financeiro, já que governos eproprietários de terra têm um papel fundamental para assegurar a proteção dos últimos remanescentes desse bioma. Conseguirão bons resultados em conservação e sustentabilidade, o que será muito importante para se cumprir bem o papel, enquanto protetores da natureza, e ainda terão a oportunidade de incentivar outros proprietários a acreditar e apoiar essa idéia (2).
A grande preocupação serácom espécies localmente extintas e espécies invasoras. Alguns métodos de constatação de fauna serão implantados, tais como armadilhas fotográficas, identificando os animais de acordo com as ordens, classes, famílias, gêneros e espécies, o método de identificação indireta, onde todas as evidências possam comprovar a existência de algum animal, através de parcelas de areia, para registro de pegadasde mamíferos, para estimar a riqueza de espécies que utilizam os habitats, e analisar a aplicabilidade do método em um programa de monitoramento. Os levantamentos serão conduzidos através do uso de duas grades de amostragem compostas por três transectos paralelos, como também serão utilizadas tocas, ninhos, trilhas, restos de alimentos, fezes, marcações individuais de território, pêlos, penas eossadas (2).
A empresa manterá um inventário faunístico contendo a lista de espécies existentes na região baseando-se atualmente no “livro vermelho da fauna brasileira, ameaçada de extinção” (3), lançado em 4/11/08, uma publicação inédita com um amplo conjunto de informações sobre os animais vertebrados e invertebrados que correm o risco de sumir do mapa nos próximos anos. Como base as listasoficiais mais recentes, publicadas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em 2003 e 2004. Ao todo são 627 espécies ameaçadas, sendo 160 de aves, 154 de peixes (pela primeira vez aparecem na lista), 130 de invertebrados terrestres, 78 de invertebrados aquáticos, 69 de mamíferos, 16 de anfíbios e 20 de répteis (3).
Um dos destaques é a informação sobre as espécies ameaçadas por bioma. A MataAtlântica aparece em primeiro lugar por ter o maior número de animais correndo o risco de desaparecer: são 269 espécies, distribuídas por quase toda a costa brasileira. Em segundo lugar está o Cerrado, com 65 espécies, seguido pela Amazônia, com 41 espécies ameaçadas (3).
A obra fornece subsídios às medidas do MMA para a diminuição da próxima lista das espécies ameaçadas que deve ser publicada nospróximos anos.
No último grande levantamento do ano de 1989, foram catalogadas 289 espécies em extinção e após duas décadas aumentaram a degradação e também o conhecimento científico sobre o meio ambiente (3).
A Fazenda Mil Poderes, terá de reserva privada, 620 hectares de mata atlântica, possuindo relevante importância, tanto pela sua biodiversidade como pelo seu aspecto paisagístico....
tracking img