Reserva legal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Contabilidade

Empresarial

Aluna: Bette Hogla
Turma: ADM 04
Professor:Alexandre Gondim

Reserva Legal.

O que é?
Geralmente denominamos reserva aquele dinheiropoupado com o intuito de adquirir um bem específico ou de prevenir nosso patrimônio contra alguma despesa extraordinária.

Como é aplicada dentro da empresa?
A reserva legal deveráser constituída mediante destinação de 5% (cinco por cento) do lucro líquido do exercício, antes de qualquer outra destinação. Esta reserva será constituída, obrigatoriamente, pelacompanhia, até que seu valor atinja 20% do capital social realizado, quando então deixará de ser acrescida.

RESERVAS ESTATUTÁRIAS
As reservas estatutárias são constituídas pordeterminação do estatuto da companhia, como destinação de uma parcela dos lucros do exercício, e não podem restringir o pagamento do dividendo obrigatório.

RESERVA PARACONTINGÊNCIAS
De acordo com o artigo 195 da Lei nº 6.404/76, a assembleia geral poderá, por proposta dos órgãos de administração, destinar parte do lucro líquido à formação de reservacom a finalidade de compensar, em exercício futuro, a diminuição do lucro decorrente de perda julgada provável, cujo valor possa ser estimado.

O que é princípio de custo oumercado, o mais baixo?

Esse princípio se baseia em pesquisas feitas no mercado antes de adquirir algum tipo de bens ou serviços, através dele é feito um estudo para saber se o valorda aquisição está compatível com o mercado ou não.

Como é aplicado?

Através de provisões.
EX: Caso o valor da mercadoria ou serviços seja menor que o valor de mercado, nãoserá feita nenhuma provisão. Ao contrário, se o valor da aquisição for maior que o valor de mercado, deve ser feita uma provisão para ajustar o valor do custo com o valor de mercado.
tracking img