Resenra

995 palavras 4 páginas
ROBERTO ANTONIO MATOS SANTOS

A CONTABILIDADE NA ERA PRIMITIVA

SALVADOR
2008
ROBERTO ANTONIO MATOS SANTOS

A CONTABILIDADE NA ERA PRIMITIVA

SALVADOR
2008

Resenha crítica
Trabalho baseado no artigo A Contabilidade na Era Primitiva escrito por Antonio Carlos Ribeiro da Silva natural de Salvador/BA; Mestre em Contabilidade e Doutorando em Ciência da Educação na Universidade do Minho em Portugal; professor; graduado em Ciência Contábeis, Pedagogia e Técnicas Comerciais; especialista em Contabilidade Gerencial e Psicopedagogia); escrito também por Wilson Thomé Sardinha Martins, também natural de Salvador/BA, graduado em Ciências Contábeis, Ciências Atuariais e Ciências Econômicas – UFBA; professor; autor de 15 livros; 3 e criador da Contabilidade Tributária no Brasil (Revista n. 10 do Conselho Federal de Contabilidade). O texto vem em linhas gerais contextualizar a Contabilidade historicamente.
Dizem os autores que a Contabilidade surgiu com os povos primitivos, destacando-se a partir da linguagem escrita dos números e da necessidade de contar e negociar. O artigo ainda apresenta pormenores do surgimento dos números pelos povos mais adiantados, anos antes de Cristo, que a princípio usavam os dedos das mãos para contar seus animais e posteriormente pedras. Relata a evolução dos sistemas numéricos como o surgimento do Cuneiforme, do quinário, do vigesimal e uso do ábaco. A adição e a subtração surgiram também através de necessidades cotidianas. A esse respeito diz o texto: surge “ (...) então a idéia matemática-econômica-contábil de se adquirir ou dispender coisas de sobra, de uso e de consumo (entradas e saídas – débitos e créditos primitivos)”. (p.2)
Os autores iniciam pontuando sobre a fase pré-histórica da Contabilidade falando sobre a Índia. Dizem eles que os povos hindus são um dos mais antigos do planeta. Foi nessa civilização que surgiu

Relacionados