Resenho Livro 11 de Setembro de Noam Chomsky

1492 palavras 6 páginas
Resenha sobre o Livro: “11 de Setembro” de Noam Chomsky. 3ª edição.

O livro de Noam Chomsky, 11 de Setembro, foi lançado pela Editora Bertrand Brasil Ltda. no ano de 2002 contendo 150 páginas. Ele é dividido em sete capítulos e mais dois Apêndices.
Os capítulos e apêndices possuem como título os seguintes:
1) Nunca, desce a guerra de 1812;
2) É possível vencer uma guerra contra o terrorismo?;
3) A campanha ideológica;
4) Crimes de Estado;
5) A opção pela ação;
6) Civilização oriental vs civilização ocidental;
7) Moderação considerável?;

Apêndice A
Relatório do Departamento de Estado sobre as organizações terroristas internacionais (5 de Outubro de 2001).
Apêndice B
Leituras Recomendadas

O livro reproduz entrevistas realizadas com o autor do livro feitas por diversos jornalistas “... no período de um mês que se seguiu aos atentados de 11 de setembro ao Word Trade Center e ao Pentágono”.1
A maioria das entrevistas foi conduzida por e-mail, e embora tenham sido realizados num pequeno tempo após os atentados, textos foram reeditados, revistos e algumas informações aumentadas.
O autor Avram Noam Chomsky (Filadélfia, 7 de dezembro de 1928) é um linguista, filósofo e ativista político norte-americano, professor de Linguística no Instituto de Tecnologia de Massachusetts .
Seus trabalhos, combinando uma abordagem matemática dos fenómenos da linguagem com uma crítica dobehaviorismo (é o conjunto das teorias psicológicas que postulam o comportamento como o mais adequado objeto de estudo da Psicologia.), nos quais a linguagem é conceitualizada como uma propriedade inata do cérebro/mente humanos, contribui decisivamente para a formação da psicologia cognitiva, no domínio das ciências humanas.
Além da sua investigação e ensino no âmbito da linguística, Chomsky é também conhecido pelas suas posições políticas de esquerda e pela sua crítica da política externa dos Estados Unidos. Chomsky descreve-se como um socialista libertário, havendo quem o

Relacionados