Resenhha do LivroProtocolo Cerimonial e Etiqueta Em Eventos - Paulo Regis Salgado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3993 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO



Na intenção de resgatar pistas sobre novas analises do trabalho de Relações Públicas, o evento é enxergado como uma arma de comunicação e o envolvimento de protocolo se faz presente neste cenário como comunicação dirigida, mesmo sendo esquecido nos didático de Relações Públicas, sua importância é fundamental para favorecer o planejamento completo das Relações Públicas.
Pensarno cerimonial e no evento como partes integrantes da comunicação organizacional, propiciando a aproximação, que vai além do caráter comercial e mercadológico. Assim se compõe a comunicação integrada das empresas.

Este trabalho divide em cinco capítulos. No primeiro capítulo temos Cerimonial –Pondo os pingos nos is. No segundo capítulo a visão administrativa. No terceiro capítulo, cerimonial eprotocolo, como protocolo é lei. No quarto capítulo, o cerimonial de conduta- A etiqueta. No quinto capítulo, cerimonial –Decálogo para um cerimonialista.
.











CAPITULO I


PONDO DOS PINGOS NOS IS

A partir da crença do homem como animal gregário fica claro a necessidade de aproximação entre as pessoas e o aumento do contexto social.
Com esse crescimento, é necessárioo investimento na área de comunicação e, em especial, na área de organização de eventos e cerimonial e protocolo, com a consequente exigência de total profissionalismo e qualidade na condução desse processo, para que realmente atinjam os objetivos institucionais e mercadológicos que vão da conquista de mais visibilidade, passando pelo aumento dos indicadores de vendas, á fidelização e aofortalecimento do conceito da empresa perante opinião pública.

Visão Triplice
Num primeiro plano, deve-se projetar, de início, uma visão tríplice, integrada e harmônica, desses instrumentos e ferramentas, ordenando-se, a seguir, os conceitos de evento, protocolo e cerimonial.

Conceitos
Protocolo: são normas que devem ser obedecidas, dando maior solenidade e mais formal.
Cerimonial: é asucessão de atos que integram um evento, a sequência das diferentes partes de uma programação especifica, definida e introduzida pela vontade das pessoas autorizadas de elaborar a programação oficial.
Evento: É o acontecimento, fato ou ato que propicia uma ocasião extraordinária ao encontro de pessoas. Seu objetivo principal, justifica sua realização. Todos os acontecimentos especiais, que não servemcomuns ou rotineiros bem como não só os acontecimentos alegres, pois muitas vezes o evento traduz fatos como exéquias ou atos semelhantes .
Evento é um instrumento institucional promocional utilizado na comunicação dirigida, com a finalidade de criar conceito e estabelecer a imagem de organização, produtos, serviços, ideias e pessoas físicas ou jurídicas, por meio de um acontecimento previamenteplanejado, em um único espaço de tempo com a aproximação entre os participantes.O protocolo como código, um verdadeiro conjunto de normas que inclui de preceitos legais e princípios, cultura e costumes da organização e da comunidade onde esta inserida e cerimonial como pratica, o exercício e a utilização e aplicação desse mesmo código.

Finalidades do cerimonial

Normas legais, ritos, costumes,tradições, hábitos e valores, cultuados na instituição e na comunidade. Suas respectivas finalidades entende a inter –relação entre cerimonial, protocolo, etiqueta e evento, que na pratica são resumidas em: Disciplinar, Organizacional-Estética, Semiológica, Legislativa, Pedagógica e ética, Informal-Social.

Divisão do cerimonial

Cerimonial de ação, ou indutivo, e o cerimonial de conduta, ouinduzido, mas, em especial, faz referência a uma das mais tradicionais divisões.

Cerimonial estrangeiro ou politico ou da corte; as honras reais, ás dignidades,
títulos, hierarquias e precedências dos Estados e de seus chefes.

Cerimonial diplomático ou de embaixada ou dos ministérios públicos; ás honras e a cortesias devidas aos representantes diplomáticas no exercício de suas funções...
tracking img