Resenhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS

O que é um Projeto?
uma ideia? um grupo de especificações?

um plano?

um desejo?

IDEIA

DESENVOLVIMENTO

PRODUTO

O que é um Projeto?
“Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.”
Guia PMBOK® Terceira edição - 2004 , pág. 19

Características:  Realizado por pessoas;  Limitado porrecursos definidos;  Planejado, executado e controlado;  Tem início e fim definidos;  Elaborado progressivamente;  Produz um resultado único.

Projeto é um empreendimento não repetitivo (único), caracterizado por uma sequência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina a atingir um objetivo claro e definido, sendo conduzido por pessoas dentro de parâmetrospredefinidos de tempo, custo,recursos envolvidos e qualidade.





   

Grau de incerteza (conhecimento resultado); Grau de complexidade (quantidade variáveis envolvidas); Não rotineiro; Data para terminar; Resultado desejado (produto ou serviço); Desenvolvido em elaboração progressiva.

do de

• •

• • • • • •

Melhorar a tomada de decisões; Identificar as restrições para oplanejamento (prazos, custos, recursos ...); Otimizar recursos; Identificar e mitigar riscos (reduzir atrasos e custos); Formar equipes e ter objetivos únicos; Comparar resultados em relação ao planejado; Reconhecer problemas cedo e tomar ações; Usar linguagem e normas padronizadas.

É a aplicação de conjunto de conhecimentos, habilidades e técnicas para planejar e controlar eventos e atividades nãorepetitivos, dentro de um cenário de tempo e custo visando atingir os requisitos dos produtos e do projeto.













Comunicação eficaz ◦ A troca de informações. Influência sobre a organização ◦ A capacidade de “fazer com que as coisas aconteçam”. Liderança ◦ Desenvolver uma visão e uma estratégia e motivar as pessoas para que alcancem essa visão e essa estratégia. Motivação◦ Estimular as pessoas para que alcancem altos níveis de desempenho e superem as barreiras que impedem as mudanças. Negociação e gerenciamento de conflitos ◦ Conversar com outras pessoas para chegar a um entendimento ou acordo. Resolução de problemas ◦ A combinação entre definição do problema, identificação e análise de alternativas e tomada de decisões.

◦ Define as fases que conectam oinício de um projeto ao seu final; ◦ Que trabalho técnico deve ser realizado em cada fase; ◦ Quando as entregas devem ser geradas em cada fase e como cada entrega é revisada, verificada e validada; ◦ Quem está envolvido em cada fase; ◦ Como controlar e aprovar cada fase.

Processos de Monitoramento e Controle
Processos de Planejamento

Processos de Iniciação

Processos de EncerramentoProcessos de Execução
Fonte: PMBOK

O PMBOK define nove Áreas de Conhecimento do Gerenciamento de Projetos:
Escopo Comunicação Tempo

Risco

Integração

RH

Custo

Aquisições

Qualidade

Responsabilidade Profissional

Escopo
Planejamento do Escopo
Definição do Escopo Criação da EAP Verificação do Esccopo Controle do Escopo

Tempo
Definição da Atividade Seqüenciamento deatividades Estimativa de duração da atividade Desenvolvimento do cronograma Controle do Cronograma

Integração
Desenvolver a Declaração de Escopo (Preliminar) Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto Orientar e Gerenciar a execução do Projeto Monitorar e Controlar o trabalho do projeto

Qualidade
Planejamento da Qualidade Realizar a Garantia da Qualidade Realizar o Controle da QualidadeComunicação
Planejamento das comunicações Distribuição das informações Relatório de desempenho Gerenciar as partes interessadas

Rec. Humanos
Planejamento de Recursos Humanos Contratar ou mobilizar a equipe do projeto Desenvolver a equipe do projeto Gerenciar a equipe do projeto

Riscos
Planejamento do gerenciamento de riscos Identificação de Riscos Análise Qualitativa de Riscos Análise...
tracking img