Resenhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (994 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS
Curso de Psicologia – 4º período
Disciplina: Psicologia do Desenvolvimento II


RESENHA № 2:

A MUDANÇA CORPORALNA ADOLESCÊNCIA:
a grande metamorfose

Resenha apresentada para a obtenção de conhecimentos na disciplina Psicologia do Desenvolvimento II, sob a orientação da Professora Cláudia Silva Schead dosSantos Schiessl, M.Sc.

Itajaí
2012
RESENHA Nº 2: A mudança corporal na adolescência: a grande metamorfose

MEMNON EDIÇÕES CIENTÍFICAS. Temas sobre Desenvolvimento. São Paulo: v.12, n.72,2003.

-------------------------------------------------
José Roberto da Silva Brêtas1
-------------------------------------------------

Este estudo é a elaboração de uma resenha crítica deartigo publicado, que aborda o tema da grande mudança corporal que ocorre nas pessoas no período da puberdade, enfocando a perda do corpo infantil e a sexualidade. Há, também, a apresentação de umafigura e dois quadros, com o objetivo de melhor esclarecer o leitor.
O autor divide o artigo em quatro seções (Resumo, Introdução, Metamorfose e Considerações) e apresenta uma excelente lista de quinzereferências de pesquisadores e cientistas modernos que tratam do respectivo tema e com os quais compartilha da mesma opinião.
Assim, na sua seção Introdução, Brêtas (2003), diz que na passagem dafase infantil – conhecida como puberdade – para a fase adulta há uma série de mudanças corporais rápidas, desiguais e profundas. Algumas das consequências, neste período da adolescência, seriam, namaioria das vezes, alongamento dos membros inferiores e superiores, micro e macro motricidade, pés e mãos se desenvolvem, batidas e derrubadas de objetos, aumento da força física, entre outros. Porém,a grande mudança no adolescente ocorre com o aparecimento dos caracteres sexuais secundários.
Também, no contexto psicológico quer dizer que há uma procura para firmar-se como um futuro adulto. O...
tracking img