Resenhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (815 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sociedade e Moral
No texto Moral sexual ‘civilizada’ e Doença nervosa moderna, Freud (1906-08/1996) aponta os prejuízos causados pelos sacrifícios impostos pela moral sexual civilizada aosindivíduos. Enfatizando que:
Não é arriscado supor que sob o regime de uma moral sexual civilizada a saúde e a eficiência dos indivíduos esteja sujeita a danos, e que tais prejuízos causados pelossacrifícios que lhes são exigidos terminem por atingir um grau tão elevado, que indiretamente cheguem a colocar também em perigo os objetivos culturais. (pág. 169)
De acordo ao que ele propõe é possível notarque o aumento dessa moral sexual acarreta na difusão rápida da doença nervosa na sociedade contemporânea.
Isso vai de encontro ao que diz Von Krafft-Ebin (apud, FREUD; 1906-08/1996) o modo devida atual demostra um grande volume de aspectos que podem explicar o aumento das doenças nervosas, pois os fatores atuam diretamente sobre o cérebro fazendo com que o sistema nervoso tenha que atender aesse aumento de necessidades.
De acordo com Freud, Girard (1990) defende o totemismo relacionado à tabu (que atuam como a imposição de regras, mandamentos e proibições sociais) como fatorprincipal aos fenômenos de violência observados em algumas sociedades. O totemismo acaba atuando de uma maneira que leva os indivíduos a obedecerem regras e/ou venerar supersticiosamente alguma entidade. Comessa concepção desencadeia-se o desejo pela quebra de tabus, podendo resultar em manifestações violentar ou doenças nervosas.
A partir das ideias de Freud e Girard é notável o peso da sociedadenas manifestações individuais e coletivas. As doenças nervosas e a violência cometida por indivíduos podem ser justificadas por uma nova moral sexual ‘civilizada’.
Para nós é perceptível ainfluencia da sociedade como agente transformador e acreditamos que seja necessária uma reformulação no que diz respeito a moral sexual, pois cada individuo tem em seu interior desejos ou aversões que não...
tracking img