Resenhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (508 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
No rastro do espancamento de Rodney King, dentro de um contexto de intolerância racial exacerbada em Los Angeles, durante o dia 29 de abril de 1992, nós temos "Crash – No Limite", um filme que nosfaz questionar a linha tênue entre preconceito institucionalizado e velado.

Desperta em nós uma esfera enorme de indagação e auto-crítica, porque além de provar novamente a automática aplicação dedeterminados estereótipos negativos para com minorias e segregados socialmente, constata que o fato social, denominado violência, pode ser tão cruel, se aplicado na forma de atingir nossa estruturamoral e liberdade de ir e vir, além de conviver com os semelhantes.

O que torna a obra do também roteirista de "Menina de Ouro" interessante, tal como outras produções relacionadas à questão de etniae intolerância ("Um Dia de Fúria", "21 Gramas" e o próprio "Escritores da Liberdade"), é um roteiro atemporal, mas ao mesmo tempo muito pontual e fiel à fatos que são passíveis de acontecer dentro deum contexto de animosidade e interferência de um histórico de vida rico em problemas de âmbito familiar. Também, por haver esta interligação das personagens e fatos, "Crash" reúne dramaticidadeatravés do elemento chamado coincidência.

Mais do que nunca, o ditado popular "tudo ao mesmo tempo agora" ocorre em cenas cabais, em clímax que são apresentados, desafiando os protagonistas a escolheremseguir sua moral, sem serem corrompidos, ou aceitarem o contexto da situação que é apresentada, por conta de uma necessidade premente.

Esta escolha de análise foi feita, tendo como finalidademostrar uma produção, a meu ver, bem-sucedida, sem necessitar, como é moeda corrente em Hollywood, ter um final feliz e totalmente edificante à cultura americana ("o mocinho se destaca no desfecho dahistória"); além disso, representa mais uma porta para repensarmos soluções adequadas à uma conduta condizente e ética, pelo direcionamento de agir, e pela justiça na atribuição das competências...
tracking img