Resenhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1018 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os mais espertos da sala

Enron: os mais espertos da sala é um documentário que apresenta um estudo sobre um dos maiores escândalos no mundo corporativo norte-americano. Os administradores da sétima maior companhia dos EUA fugiram com bilhões de dólares e deixaram para trás investidores e empregados sem dinheiro. O documentário mostra fotos, comentários, documentos e gravações reveladoras sobreo escândalo, mostrando a diferença existente na hierarquia da empresa. Este caso também serviu de base para o filme as loucuras de Dick & Jane.
A empresa era a Sétima maior empresa do mundo que tinha em seu nicho o investimento em energia no mundo inteiro. Áreas de energia elétrica, linhas de transmissão, construção comercialização de gás natural, óleo cru atividade e Enron Broadband Servicesatividade no ano 2000, que provê aos clientes uma fonte de serviços de telecomunicações e Corporate and Others: provê serviços relacionados a abastecimento de água.
O maior questionamento da época era quanto à auditoria feita na empresa, feita por Arthut Andersen e responsável também por consultoria na empresa. Com obrigações incompatíveis a auditoria responsável pela propagação da transparênciaao mercado ficou comprometida. Como a situação da corporação estava comprometida, muitos de seus resultados eram maquiados, como por exemplo, a realização de lucros futuros, no presente. Então eles dispersaram o controle da empresa através de sócios minoritários, que acreditavam nas auditorias e investiam pesado nas ações da empresa, que disputada pelo mercado eram supervalorizadas criando assimum circulo vicioso, “empresa dando lucro, administradores demonstrado ser bem sucedidos, a empresa se valorizava, através de ações na bolsa”.
Através do caso Enron pode-se repensar os aspectos éticos que envolvem as empresas. Certamente, é indiscutível a idéia da necessidade de uma prática transparente nas empresas. Administradores, investidores e empregados devem ter acesso aos balanços ebalancetes para estar por dentro de todas as informações. No caso analisado, como mostra o documentário, um dos investidores questiona o porquê da Enron não fazer essa divulgação.
Como os lucros futuros eram apresentados como lucros reais, existia um excesso de dinheiro dentro da empresa, com seus administradores demonstrado gozo e poder um dia a empresa não conseguiu mais sustentar toda a sua pompa,sabendo disso os que estavam a par da situação venderam suas ações a preços exorbitantes e deixaram funcionários e investidores a míngua.
Este é mais um caso de falta de ética quanto ao trabalho do contabilista, que não sabe vender o seu peixe, e compará-lo com seus serviços. Tal atitude também leva a falência empresas, pessoas e famílias que vão ao desespero. O contabilista precisa ser maiscorporativo e profissional, não bate de frente com administradores e nem com o governo, ficando a mercê dos dois, um só visa o lucro o outro não sabe regular e aplicar impostos.




Obrigado por fumar

Ironia e sarcasmo na comédia de Jason Reitman, em ma divertida crítica aos lobistas americanos.
No ano de 2005 Nick Naylor interpretado pelo ator Aaron Eckart é o porta voz chefe da Academiade Estudos do Tabaco, um grupo que defende o interesse do oligopólio de cigarros americanos. E sua missão é convencer a mídia e população que os males do cigarro não são tão nocivos a saúde.
Exímio profissional de comunicação Neylor possui uma grande capacidade de convencimento que aliado ao seu orgulho e cinismo chega a assustar e faz o telespectador refletir quanto ao uso do marketing utilizadonos dias de hoje. Segundo o lobista a desculpa para uma defesa tão feroz está no pagamento de suas necessidades, não se importando com a morte, dependência e destruição de vidas e famílias.
Deixando de lado a ética e a moral ele lança mão de diversos artifícios para manipular informações e acobertar grandes males do cigarro, colocando que todo o mal falado contra o cigarro existia certo...
tracking img