Resenhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 146 (36404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenhas CIÊNCIAS
17. TORTORA, G. J. Corpo humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. 6. ed.
Porto Alegre: Artmed, 2006.
Organização do corpo humano
O corpo humano consiste em vários níveis de organização: químico, celular, tecidual,orgânico, sistêmico e do organismo. 1) NÍVEL QUÍMICO: átomos;
· 2) NÍVEL CELULAR: moléculas;
· 3) NÍVEL TECIDUAL: tecido epitelial;
· 4) NÍVEL ORGÂNICO: ex.do estômago
· 5) NÍVEL SISTÊMICO: ex. sistema digestório
· 6) NÍVEL DE ORGANISMO: SER HUMANO
As células são as unidades estruturais e funcionais básicas de um organismo. Os tecidos consistem em grupos de células de especialidade similar.
Os órgãos são estruturas compostas por dois ou mais tecidos diferentes, tem
funções específicas e normalmente uma forma reconhecível. Os sistemas consistemem associações de órgãos que tenham uma função comum. O organismo humano é uma coleção de sistemas integrados estrutural e funcional.
Os sistemas do corpo humano são o tegumentar, o esquelético, o muscular, o nervoso, o endócrino, o cardiovascular (circulatório), o linfático e o imunológico, o respiratório, o digestório, o urinário e o genital. Entre os processos vitais estão o metabolismo, aresponsividade, o movimento, o crescimento, a diferenciação e a reprodução.
Introdução à química
Matéria é qualquer coisa que ocupe espaço e tenha massa. É constituída por unidades fundamentais denominadas elementos químicos, carbono, hidrogênio e nitrogênio perfazem 96% do peso corporal. Os átomos consistem num núcleo que contém prótons e nêutrons, e em elétrons que se movimentam em torno donúcleo em camadas eletrônicas. Uma molécula consiste em dois ou mais átomos quimicamente combinados.
As substâncias inorgânicas geralmente não possuem carbono e as orgânicas sempre o contêm.
Ácidos, bases e sais inorgânicos dissociam-se em íons quando em solução
aquosa. Numa escala de pH, o 7 é neutro; abaixo, soluções ácidas; valores acima,soluções alcalinas. Carboidratos são açúcares ou amidos(compostos orgânicos) é a fonte mais comum de energia necessária para a manutenção da vida.
Lipídios, como os triglicerídeos (gorduras), protegem, isolam e fornecem energia. As proteínas são construídas a partir de aminoácidos. O DNA é uma dupla-hélice é a substância química principal dos genes. O RNA é principalmente responsável pelas reações de síntese proteicas. O ATP é a principal moléculaarmazenadora de energia.
As células
A célula é a unidade básica, viva, funcional e estrutural do corpo. A membrana
plasmática circunda a célula e a isola. Substâncias movem-se através de membranas plasmáticas entre os fluidos intra e extracelular.
Fagocitose é a ingestão de partículas sólidas por pseudópodos e pinocitose é a ingestão de um líquido pela membrana plasmática.
O citosol é a porçãoespessa e semifluida de citoplasma, entre a membrana
plasmática e o núcleo. O núcleo controla as atividades celulares e contém a informação genética.
O retículo endoplasmático armazena moléculas recém-sintetizadas, sintetiza e
empacota moléculas, desintoxica substâncias químicas e libera íons cálcio envolvidos na contração muscular. Os ribossomos são sítios de síntese de proteínas. O complexo deGolgi processa, separa e distribui as proteínas à membrana plasmática, aos lisossomos e às vesículas secretoras. Os lisossomos são estruturas esféricas que contêm enzimas digestivas. As mitocôndrias são chamadas de "casa de força" da célula, uma vez que são
responsáveis pela produção de ATP. Microfilamentos, microtúbulos e filamentos intermediários formam o citoesqueleto. Cílios e flagelos sãoprojeções celulares utilizadas no movimento. O centrossomo é importante na reprodução celular. Os centríolos tem papel na formação e na regeneração de flagelos e cílios. A síntese proteicas utiliza a informação genética codificada no DNA, que é transcrita a um filamento de RNA mensageiro; neste momento, cada base nitrogenada (citosina (C), guanina (G), tímina (T), adenina (A) e uracila (U)) é...
tracking img