Resenhas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A ÉTICA PRÉ-CRÍTICA E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DA ÉTICA KANTIANA DEFINITIVA

No princípio as concepções éticas de Kant foram influenciadas pela ética racionalistade características leibniziana. Esta começou a esboçar os problemas na origem da refundação crítica da razão prática.

A evolução da Ética pré-crítica através de suasvariadas manifestações influenciaram as concepções futuras de Kant.

As principais influências na formação da Ética pré-crítica são:

1) A marca pietista:originária de sua primeira formação religiosa na infância e adolescência, por meio do seu primeiro professor na universidade que se chamava Martin Knutzen; que o iniciou nas ciências etentava conciliar pietismo e pesquisa científica. As heranças deixadas pelo pietismo a Kant foram de características morais, como a acentuação do elemento ético no Cristianismo,que acabou influenciando a idéia Kantiana de religião.

2) A tradição racionalista: em que os grandes paradigmas da Ética classista são reformulados segundo osconceitos da razão cartesiana.

2.1) Divide-se em duas as correntes do racionalismo moderno que convergem na reflexão ético-política Kantiana:

a) A correnteWolffiana procedente de Leibniz, através de sua obra Nouveaux Essais sur L’Entendement humain (1765), adotada pelos professores nas universidades alemãs.
b) A corrente doDireito Natural racionalista inaugurada por Hugo Grotius e Samuel Puffendorf, no qual Kant acentou a sua Doutrina do Direito.

3) J. J. Rousseau: reconhecida por Kant emsuas notas pessoais sobre a distinção entre ciência e moral. Rousseau gerou em Kant algumas das idéias fundamentais que estarão presentes na refundação crítica da ética por Kant.
tracking img