Resenhas para hora rac - situaçâo carcerária

853 palavras 4 páginas
RESENHA TEXTO: PRESO ENFRENTA ATÉ 57 ºC EM CADEIA NO RIO.
FONTE: O ESTADO DE SÃO PAULO – 04 DE ABRIL DE 2010.

A questão carecerária continua dividindo opiniões.
Os questionamento são muitos. Até onde a manutenção em estabelecimentos prisonais em condições sub-humanas é capaz de reabiltar aquele que cometeu um delito? Os estabelecimentos prisionais são universidades do crime, de onde aqueles que cometeram delitos menos graves saem dispostos e preparados para cometer crimes ainda mais graves? Qual é o papel da sociedade em relação às notícias periodicamente divulgas pelos meios de comunicação?
Certo é que, embora alguns crime cometidos nos deixem em dúvida sobre a humanidade daqueles que os praticaram, impor a estes criminosos, além da restrição de sua liberdade, condições absurdas de sobrevivência, se parece mais com castigo físico e tortura, ambos abominados em nossa Carta Magna.
O texto, de 2010, nos parece bastante atual.
É verdade que nesse 2 anos que nos separam da publicação desta matéria, muito se tentou no sentido de melhorar a condição do preso, como o fechamento de algumas carceragens e construção de novos presídios, mas a situação está longe do ideal: permitir àquele que se desviou da conduta aceita socialmente, a oportunidade de se redimir do ato praticado, fazendo com que nascesse a certeza de que a conduta praticada era reprovável e por isso merecida seria a punição estatal, além de preparar o apenado para uma nova vida, isenta de tais práticas.
É importante lembrar que ainda hoje, aqueles que cometem delitos leves permancem nas mesmas carceragens daqueles que cometeram crime de alta reprovabilidade. Muitos nem ali deveriam estar, mas não existem vagas no sistema penitenciário ou lá permanecem quando já deveriam estar soltos, o que não ocorre devido à morosidade do sistema, o que nos leva à dúvida se a justiça realmente tarda mas não falha.
Celas em que a temperatura chega atingir 57º no verão, superlotadas, infestadas de doenças, com um

Relacionados

  • gramatica
    460168 palavras | 1841 páginas