Reflexões sobre a Gestão da Qualidade Total: fim de mais um modismo ou incorporação do conceito por meio de novas ferramentas de gestão?

O conceito da Gestão da Qualidade Total primeiramente foi desenvolvida pelos norte americanos Deming, Jurane Feigenbaum, nas décadas de 1950 e1960,mas foi no Japão que acharam o ambiente perfeito para desenvolvê-la.
Na década de 80 o mundo se voltou para os produtos de alta qualidade e preços relativamente baixos que os japoneses estavam produzindo,causando assim alta competitividade, ou seja, uma grande ameaça para a economia mundial. A partir desse fato, os norte- americanos e os europeus buscaram identificar as razões para o sucesso competitivo japonês foi daí que se deu início a um grandemovimento mundial relacionado à TQM.
Durante cerca de 10 anos os empresários e pesquisadores do mundo estudaram o DNA, o sistema de gestão japonês, buscando adaptá-los para colocarem em prática em seus países.
Em 1987 criou-se pela InternationalStandard Organization (ISO) a ISO 9000 que tinha como objetivo desenvolver um padrão para a aplicação dos conteúdos de gestão da qualidade às empresas européias e, posteriormente, do mundo todo.
Ao longo dos anos a TQM foi entrando em declínio enquantoferramenta de gestão, pois as empresas não fizeram a aplicação eficaz dessa técnica, nela são aplicados dois principais motivos: não se deve existir lacunas, o cliente-alvo da empresa tem de estar totalmente satisfeito e todos os departamentos efuncionários da empresa devem
trabalhar de forma integrada no sentido de preencher essas lacunas ao longo do tempo, tal declínio se deve a não aplicação correta desses motivos, por isso muitas empresas não obtiveram os resultados esperados.SegundoSenge (1990) todo modismo na área de gestão de negócios tende a ter um ciclo de vida que passa pela introdução, crescimento, maturidade e declínio. Já Gill e Whittle (1993), sugere que toda metodologia destinada a aumentar a eficácia gerencial [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 10). Resenhas dos textos reflexões sobre a gestão da qualidade total: fim de mais um modismo ou incorporação do conceito por meio de novas ferramentas de gestão? e gestão pela qualidade total: uma estratégia administrativa. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenhas-Dos-Textos-Reflex%C3%B5es-Sobre-a/428020.html

MLA

"Resenhas dos textos reflexões sobre a gestão da qualidade total: fim de mais um modismo ou incorporação do conceito por meio de novas ferramentas de gestão? e gestão pela qualidade total: uma estratégia administrativa" TrabalhosFeitos.com. 10 2012. 2012. 10 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenhas-Dos-Textos-Reflex%C3%B5es-Sobre-a/428020.html>.

MLA 7

"Resenhas dos textos reflexões sobre a gestão da qualidade total: fim de mais um modismo ou incorporação do conceito por meio de novas ferramentas de gestão? e gestão pela qualidade total: uma estratégia administrativa." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2012. Web. 10 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenhas-Dos-Textos-Reflex%C3%B5es-Sobre-a/428020.html>.

CHICAGO

"Resenhas dos textos reflexões sobre a gestão da qualidade total: fim de mais um modismo ou incorporação do conceito por meio de novas ferramentas de gestão? e gestão pela qualidade total: uma estratégia administrativa." TrabalhosFeitos.com. 10, 2012. Acessado 10, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenhas-Dos-Textos-Reflex%C3%B5es-Sobre-a/428020.html.