Resenhas dos textos reflexões sobre a gestão da qualidade total: fim de mais um modismo ou incorporação do conceito por meio de novas ferramentas de gestão? e gestão pela qualidade total: uma estratégia administrativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1980 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Reflexões sobre a Gestão da Qualidade Total: fim de mais um modismo ou incorporação do conceito por meio de novas ferramentas de gestão?

O conceito da Gestão da Qualidade Total primeiramente foi desenvolvida pelos norte americanos Deming, Juran e Feigenbaum, nas décadas de 1950 e1960,mas foi no Japão que acharam o ambiente perfeito para desenvolvê-la.
Na década de 80 o mundo se voltou paraos produtos de alta qualidade e preços relativamente baixos que os japoneses estavam produzindo, causando assim alta competitividade, ou seja, uma grande ameaça para a economia mundial. A partir desse fato, os norte- americanos e os europeus buscaram identificar as razões para o sucesso competitivo japonês foi daí que se deu início a um grande movimento mundial relacionado à TQM.
Durante cercade 10 anos os empresários e pesquisadores do mundo estudaram o DNA, o sistema de gestão japonês, buscando adaptá-los para colocarem em prática em seus países.
Em 1987 criou-se pela International Standard Organization (ISO) a ISO 9000 que tinha como objetivo desenvolver um padrão para a aplicação dos conteúdos de gestão da qualidade às empresas européias e, posteriormente, do mundo todo.
Ao longodos anos a TQM foi entrando em declínio enquanto ferramenta de gestão, pois as empresas não fizeram a aplicação eficaz dessa técnica, nela são aplicados dois principais motivos: não se deve existir lacunas, o cliente-alvo da empresa tem de estar totalmente satisfeito e todos os departamentos e funcionários da empresa devem
trabalhar de forma integrada no sentido de preencher essas lacunas aolongo do tempo, tal declínio se deve a não aplicação correta desses motivos, por isso muitas empresas não obtiveram os resultados esperados.Segundo Senge (1990) todo modismo na área de gestão de negócios tende a ter um ciclo de vida que passa pela introdução, crescimento, maturidade e declínio. Já Gill e Whittle (1993), sugere que toda metodologia destinada a aumentar a eficácia gerencial tem umciclo de vida semelhante ao ciclo de vida de produtos, serviços e mercados, podendo ser definida como panacéia gerencial.
Sugere-se no artigo algumas possíveis causas para o declínio da TQM, mas que não significa que tal conceito seja ultrapassado:
• Problemas de implementação;
• Surgimento da reengenharia como “atalho” para os resultados;
• Foco excessivo na padronização e na certificaçãoproposto pelas normas ISO 9000; e
• Questões relacionadas ao foco no posicionamento estratégico.

Através dos êxitos e fracassos das iniciativas de TQM, abriu-se espaço para o desenvolvimento de outras abordagens, onde na maioria das vezes sinalizaram a possibilidades de obter resultados da TQM de modo mais rápido. Entre elas,
pode-se destacar a série de normas ISO 9000 e a reengenharia deprocessos.
A ISO 9000 primeiramente tinha o objetivo de transformar em regras passíveis de auditoria as características do sistema de gestão da era da garantia da qualidade, observadas nas empresas japonesas, Em pouco tempo, as normas assumiram o papel central nas empresas ocidentais,especialmente no que se refere à seleção de fornecedores, mas percebeu-se que a busca pelo certificado foisubstituído pelo interesse de assegurar a qualidade por parte de diversas empresas.
Já a reengenharia é como uma reestruturação radical de processos que se pretende alcançar melhorias em medidas de desempenho de qualidade, atendimento e velocidade. O ponto de partida da reengenharia não são os processos existentes e sim as necessidades dos clientes dos processos que serão reestruturados,ou seja, ,procurar a maneira mais adequada de se atingir determinado objetivo, sem se preocupar com a forma como esse processo foi conduzido no passado. A reengenharia possui diversos atrativos como cita COLE em 1994:
• Promessa de solução mais rápida dos problemas;
• Projeto e implementação de melhorias com pouco envolvimento do pessoal
operacional e;
• Promessa de redução de custos fixos de pessoal....
tracking img