Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Feliz Aniversário, texto extraído do livro Laços de família.
Clarice Lispector, 1ª Edição: Editora Francisco Alves, 1960.
Editora Rocco, Rio de Janeiro, 1998. Pág 94.
Por Katiusca SoaresClarice Lispector tem a maestria de revelar as transformações dos sujeitos de modo profundo, denso, transcendente, epifânico. Suas obras colocam à mostra os grandes conflitos do ser humano,explorando com muita sutileza as regiões mais profundas e inexprimíveis da alma, aliando razão e sensibilidade por meio de uma linguagem extremamente poética.
Em Feliz aniversário podemospresencia a infelicidade reinando na festinha de aniversário de D. Anita, uma senhora que completa oitenta e nove anos, onde seus familiares se reúnem para comemorar a data.
D. Anita mora Zilda,uma de suas filhas, a mesma é quem organiza a festinha de aniversário, e prepara tudo com muita antecedência, para que não aconteça nenhum imprevisto. Aos poucos todos vão chegando, filhos,noras, netos, e quase todos ali fingem comemorar com prazer o aniversário.
Logo depois do almoço, a aniversariante é encarcerada em seu vestido de festa, com presilha, broche e um odor forte deágua de colônia.
Podemos perceber que a filha Zilda acaba tornando-se um personagem manipulado, pois sente-se na obrigação de preparar um a festa de aniversário para sua mãe e convida toda afamília para esta comemoração, podemos notar que a manipulação não se dar pelo mero prazer de realizar a festa de aniversário de sua mãe e sim pelo dever de fazer por ser a única filha que mora coma mãe. O narrador nos revela no texto a revolta de Zilda em ter que arcar com toda a despesa sozinha.
No lugar de uma comemoração prazerosa, nota-se que todos os familiares estão apenascumprindo tarefas. O papel eu Zilda tenta realizar é o de manter os laços de famílias vivos. Sendo assim, a festa que deveria ser um momento de união torna-se algo convenciona e constrangedor.
tracking img