Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2731 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANDREY, Maria Amália et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. São Paulo: Educ – Editora da PUC-SP, 2000.
PARTE III – CAPÍTULO 21: Há uma ordem imutável na natureza e o conhecimento a reflete: Auguste Comte
Auguste Comte (1798-1857), o Pai do Positivismo “Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim” (AUGUSTE COMTE).
Principais Obras
1. Opúsculos deFilosofia Social (1816/1828)
2. Curso de Filosofia Positiva (1830/1842)
3. Sistema de Política Positiva (1851/1854)
4. Discurso sobre o Espírito positivo (1844)
5. Catecismo Positivista (1852)
6. Apelo aos conservadores (1855)
7. Síntese Subjetiva (1856)
8. Correspondência (1816/1857)

Contexto Histórico
Em que contexto histórico Comte vive?
Na Françanum momento pós-revolucionário, quando a burguesia havia ascendido ao poder. Na primeira metade do século XIX, a luta pela manutenção do poder, por parte da burguesia, e pela sua tomada, por parte de uma crescente classe de trabalhadores, desencadeia não apenas uma série de convulsões sociais e políticas, mas também um conjunto de ideologias e sistemas que tem por objetivo dar sustentação aosvários setores em luta.
Comte viveu numa época em que predominava o despotismo e revoluções diversas. Tal fato causou descontentamento popular e crise dos valores tradicionais.
A partir disso, Comte definiu aquilo que era realidade, possibilitando a criação de leis naturais para orientar os homens de como agir na modificação da natureza.
De que forma o positivismo de Comte influenciou a política e asociedade brasileira?
No fim dos anos 1840 uma Sociedade Positivista foi fundada e desde então a doutrina de Comte começou a ganhar adeptos. De acordo caiu o próprio plano de Comte, a Sociedade tornou-se mais e mais um tipo de religião secular com seu próprio ritual; alguma coisa disto sobrevive até hoje na França, embora tenha preservado sua maior fertilidade no Brasil (KOLAKOWSKI, 1972, p. 63).A seita religiosa praticamente não chega a se propagar na França. Mas o amálgama político ideológico da religião positivista lançara raízes na América Latina: no Brasil, no Chile, no México. A revolução brasileira de 1889 será obra das seitas positivistas: desde então a bandeira brasileira tem a divisa Ordem e Progresso. Benjamin Constant, o ministro da Instrução Pública nessa época, reforma oensino de acordo com os pontos de vista de Comte (VERDENAL, 1974, p. 234)
Benjamin Constant e dos militares brasileiros; Euclides da Cunha (escritor de Os Sertões), Getúlio Vargas e o Marechal Rondon (este último como membro declarado da Igreja Positivista do Brasil).
Influências: Exemplo disto seria a constituição gaúcha de 1891 que estabelece, entre outras coisas, algumas medidas trabalhistasque objetivavam “integrar” o trabalhador à sociedade, a possibilidade de permanência indefinida no governo do chefe de estado e poderes muito limitados à assembléia.
Comte foi um pensador francês que além de fundar o positivismo, ficou conhecido como o sistematizador da sociologia. Sua filosofia visava reorganizar o conhecimento humano, e a mesma admitia apenas o critério da verdade, asexperiências e os fatos positivos;
Comte criou uma proposta de uma filosofia e de reforma das ciências que tinha como objetivo sustentar essa ideologia, e suas idéias de reforma da sociedade e até de uma nova religião são coerentes com essa visão.
Como a história é pensada no positivismo?
Como um progresso contínuo do conhecimento e do espírito humano, progresso apenas possível com e dentro de umaordem ab soluta; e de sua visão de uma natureza absolutamente ordenada segundo leis invariáveis;
Sucessão ordenada dos fatos em direção ao progresso, alcançado quando a humanidade alcançasse o estado positivo, perfeito;
As ideias de Comte seria um sistema unitário: “Em última análise o positivismo é a fórmula filosófica que permite transmutar a ciência em religião: a ciência, desembaraçada de...
tracking img