Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1172 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O LÚDICO ATRAVÉS DO BRINCAR E DO BRINQUEDO

Flávia Loane Marques de Souza
Jéssica Bruna Aparecida Corsino
Maria de Fátima Pacheco
Núbia Francielya Marques Vieira
Pollyana Raquel Gomides dos Santos

RESUMO

Este artigo trás uma ampla visão da diversidade do lúdico fazendo com que o brincar nunca deixe de fazer parte do dia-a-dia da criança. Ao descrever o significado da palavralúdico, podemos enfatizar a “imaginação” da criança. Pesquisadores nos mostram que a criança vê o mundo através do brinquedo. Através da ludicidade que a criança se expressa e melhora seu aprendizado e conhecimento. O brincar é um direito da criança, ela tende a aprender mais, estimula seu pensamento criativo, social, cultural e o professor tem o papel fundamental nesse desenvolvimento. A criançaprecisa brincar de imaginar, fazer de conta, para assim criar seu próprio equilíbrio com mundo.

Palavra-chave: imaginação, brinquedo, lúdico.

INTRODUÇÃO

Quando se trata de criança, o educador deve ter ações diversificadas, com intuito de desenvolver concepções, organização permanente no interior da infância da criança. A prática voltada para as atividades torna-se possívelalcançar na criança sua obediência, sua disciplina para um educar diferenciado.
A LDB (Lei de Diretriz de Base) determina a cada instituição da Educação Infantil que tenha planejamento pedagógico voltada ao lúdico, que cada instituição tenha educadores devidamente capacitados, graduados e especializados em Educação Infantil tornando-o personagem principal no desenvolvimento da criança, e proporexperiências atribuídas ao lúdico a fim de que a criança desenvolva sua capacidade e auto-estima.
Estudos realizados nos mostram que a criança vê o mundo através do brinquedo. De acordo com a história da infância, com o brincar podemos entender as crianças, como elas lidam com si próprio, organiza seu universo, respeita seus limites e valoriza as brincadeiras, “as atividades lúdicas sãoessenciais na infância...” (OLIVEIRA, 1990). A brincadeira é algo que pertence à infância, a criança compreende a si mesma, conforme o brincar aparece como uma forma de linguagem, ela se torna em ser sociável perante o mundo proporcionando a exposição do seu ponto de vista. Na Educação Infantil há vários tipos de atividades lúdicas, como as musicais, fazendo parte do lúdico usual de algumasescolas.

1- A HISTÓRIA DO BRINQUEDO

A história do brinquedo é tão antiga quanto à do homem. O brinquedo pode nos apresentar diversas histórias culturais, social, política e sua evolução. Diversos brinquedos que conhecemos têm origem antiga, quarenta mil anos atrás se criava na Ásia a primeira boneca, e também o primeiro pião, por volta de 3.000 A. C, na Babilônia.
Para ocomeço do desenvolvimento de uma criança um brinquedo simples é o suficiente para lhe proporcionar entretenimento, passando a ter necessidades de novos brinquedos, ou seja, novos desafios na medida em que ela cresce.

Brincando com a imaginação

A criança fantasia o mundo do jeito que quer, criam personagens que só ela conhece, viaja no tempo e através de uma simples brincadeira elapercorre o mundo da imaginação, assim ela se expressa e aprende. Quem nunca ouviu falar do faz-de-conta? A criança brinca de faz-de-conta o tempo todo, para brincar de barquinho a criança usa a imaginação de forma bastante curiosa ao olhar de um adulto, ela imagina passageiros, comandante, tripulantes e muita água. A brincadeira fica melhor ainda quando tem várias crianças. “Pedro levanta-se e diz:faz-de-conta que eu sou o príncipe; Ana diz em seguida: eu sou a Branca de neve – logo aparecem os anões e até a bruxa malvada e assim a brincadeira vai acontecendo com muito mais fantasia. A criança tem dentro da cabeça uma máquina de imaginação, basta ser colocada em prática e ai a vida pode virar um conto de fada.
Os brinquedos orientam as brincadeiras, trazem-lhe matéria....
tracking img