Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (747 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CABEÇALHO

O HOMEM QUE COPIAVA

SINOPSE DO FILME
André (Lázaro Ramos) é um jovem de 20 anos que trabalha na fotocopiadora da papelaria Gomide, localizada em Porto Alegre. André mora com a mãee tem uma vida comum, basicamente vivendo de casa para o trabalho e realizando sempre as mesmas atividades. Num dia André se apaixona por Sílvia (Leandra Leal), uma vizinha, a qual passa a observarcom os binóculos em seu quarto. Decidido a conhecê-la melhor, André descobre que ela trabalha em uma loja de roupas e, para conseguir uma aproximação, tenta de todas as formas obter 38 reais paracomprar um presente para sua mãe, para presentear a mãe pelo aniversário.

ANÁLISE

A partir da idéia fragmentada de mundo do protagonista André, o filme “O homem que copiava”, de Jorge Furtado,multiplica imagens.  O filme expande a linha entre o que é original e o que é cópia, duplicando textos, imagens, referências. O Homem Que Copiava baseia-se na trajetória do protagonista, André (LázaroRamos), um operador de máquina copiadora cuja vida vulgar é exposta na primeira terça parte do filme. Ele trabalha durante o dia numa papelaria no centro de Porto Alegre, na companhia de Marinês (LuanaPiovani), balconista insinuante que tem como meta encontrar um marido rico, para passar a conviver no mundo colorido das revistas. O rol dos personagens centrais é finalizado por Sílvia (LeandraLeal), vizinha de André, por quem ele alimenta uma paixão secreta, e Cardoso (Pedro Cardoso), atendente de uma loja de velharias, um sujeito que comete constantes deliszes, próximo da malandragem. A tramase desenvolverá a partir da tentativa de André em conseguir dinheiro para conquistar Sílvia, tarefa que o colocará no centro de uma grande confusão, envolvendo traficantes, chantageadores e apolícia.
André é um jovem que vive com sua mãe e trabalha como operador de foto-copiadora, mas também ele é um grande observador do mundo, típico de um narrador pós-moderno que observa tudo ao seu redor,...
tracking img