Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (741 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Alfabetização, Leitura e Escrita.

Alfabetização, leitura e escrita. Formação de professores em curso. Editora Ática, São Paulo, 2010. 213 páginas.
De Sonia Kramer, Professora e pesquisadora dodepartamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica RJ (PUC-RJ), ministra aulas de graduação e pós- graduação em disciplinas ligadas a metodologia de ensino, sociologia escolar, alfabetização,educação infantil e formação de professores. Estudiosa da teoria crítica da cultura, dedicada à questão das políticas públicas em educação.
Ao longo de toda história, a alfabetização tem seconsolidado entre nós como um problema social, um impasse, um obstáculo de difícil superação: o Brasil ainda é um dos dez países com índice mais altos de analfabetismo em todo o mundo. Essa situaçãoalarmante enseja especialistas, de um lado, a falarem em erradicação, reforçando o ultrajante preconceito e a discriminação em relação a quem não lê. De outro lado, grupos profissionais, sistemas de ensino egestores da administração pública a envolverem-se frequente na busca de políticas, metodologias e estratégias que trariam alguma solução para tão grave problema.
O eixo central deste livro estáfirmado na convicção de um projeto de sociedade que vise à democracia e à justiça social. Isso requer, de um lado, um sólido projeto de desenvolvimento econômico e, de outro, uma política de emancipaçãocultural com alternativas desdobradas dentro e fora da escola. Uma política cultural efetiva- é disso que necessitamos, para garantir o acesso de todos à ciência e a cultura, historicamente, produzidaspor todos. No que diz respeito às diferentes instâncias da vida social, tal política exige a criação e a manutenção de espaços democráticos de produção e disseminação da arte, nas suas mais diversasáreas do saber.
A alfabetização apoia-se em objetivos claros ou "convicções" como escreve a própria autora: "Uma política cultural efetiva é disso que necessitamos..." Portanto, Kramer analisa a...
tracking img