Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ALMEIDA, Rosa Maria Martins; GOMES, Cema Cardona. Artigo: Psicopatia em homens e mulheres. Disponível em: < http://seer.psicologia.ufrj.br/index.php/abp/article/view/582/383 >. Acesso em: .
RESENHA

O presente trabalho visa demonstrar as principais características do psicopata, o modo como ele se relaciona com o mundo e as diferenças existentes entre homens e mulheres. Bem como, demonstrar aimportância de se diagnosticar um psicopata.
Pouco se sabe a respeito das causas da psicopatia, existem evidências que aspectos biológicos, como por exemplo, fatores genéticos, hereditários e lesões corporais estejam relacionados ao transtorno, bem como, aspectos psicológicos e sociais.
Desde a infância, fatores biopsicossociais influem na formação da personalidade, e podem ou não determinar odesenvolvimento de uma psicopatia na vida adulta. O desvio de caráter costuma se estruturar na infância e se caracteriza, principalmente, por comportamentos agressivos, que nessa fase são denominados de transtorno de conduta.
Apesar de se estruturar na infância, a psicopatia, que consiste num transtorno de personalidade, só pode ser diagnosticada a partir dos dezoito aos de idade, pois atéentão a personalidade está sendo moldada.
A psicopatia consiste num estado mental patológico no qual se verifica desvios de caráter que acarretam comportamentos antissociais. Os transtornos de personalidade não são doenças, mas sim um desenvolvimento psicológico anormal.
Os indivíduos acometidos por transtorno de personalidade geralmente são inflexíveis, e possuem uma má percepção doambiente e de si mesmos. Nesse sentido, a psicopatia corresponde a um fator de risco, pois os psicopatas têm maior facilidade em manipular, mentir, intimidar e controlar as pessoas para alcançar seus objetivos, podendo inclusive cometer atos infracionais e crimes.
A psicopatia apresenta semelhanças com o transtorno de personalidade antissocial (TPAS) e com a sociopatia, porém apresentacaracterísticas peculiares que se encontram apenas nesse tipo de transtorno. Sendo assim, todos os psicopatas devem ser considerados antissociais e sociopatas, porém nem todos os antissociais e sociopatas podem ser considerados psicopatas.
Segundo Cleckley, as características que definem o perfil do psicopata são: charme superficial, boa inteligência, ausência de delírios e de outros sinais de pensamentoirracional, ausência de nervosismo e de manifestações psiconeuróticas, falta de confiabilidade, deslealdade ou falta de sinceridade, falta de remorso ou pudor, tentativas de suicídio, comportamento antissocial inadequadamente motivado, capacidades de insight, julgamento fraco, incapacidade de aprender com a experiência, egocentrismo patológico, incapacidade de sentir amor ou afeição, vida sexualimpessoal ou pobremente integrada, incapacidade de formular e seguir um plano de vida, escassez de relações afetivas importantes, comportamento inconveniente ou extravagante e insensibilidade geral para relacionamentos.
Uma característica marcante dos psicopatas é a impulsividade, ou seja, não inibição a comportamentos de risco, e atos mal planejados que são precocemente executados. Tal impulsividadepode ser não patológica, por exemplo, aquele que pratica esportes radicais, ou patológicas, qual seja, própria dos psicopatas.
A impulsividade pode ser hereditária, característica da personalidade, bem como, pode ser adquirida por meio de lesão no sistema nervoso central.
Nos psicopatas, a impulsividade se verifica, pois eles são incapazes de se emocionar e não percebem emoção no outro, sãopessoas frias e com pouco ou nenhuma afetividade, de modo que não prevêem os efeitos de suas atitudes.
Os psicopatas buscam sempre a satisfação de seus interesses e se tais interesses forem contra os interesses da coletividade eles não hesitam em infringir leis e regras para obter o que querem, por esse motivo o transtorno de personalidade está associado ao sistema penitenciário. Muitos...
tracking img