Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (623 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

12. MARÇO. 2013
Andrea Cristina Masseto

RESENHA: A Cultura Corporal

SANTOS, L.C.T. A ATIVIDADE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DA CORPOREIDADENA GRÉCIA ANTIGA. Revista da EDUCAÇÃO FÍSICA/UEM 8(1): 73-77, 1997.

A grande busca sobre entender a sociedade atual, suas metas sonhos e realidades engendram grandes projetos para a Educação Física.Situando-se como uma ciência para poder ajudar a história, entendendo sua existência.
Para isto, os estudos, ate os específicos, visam sobre temáticas da cultura corporal, e de algum modo estãoligados à construção histórica do homem.
Analisar a corporeidade na Grécia antiga, implica fazer uma leitura de todo um modo de vida, onde os gregos tinham a necessidade de um corpo forte e musculosopara o combate “uma estética de guerreiro”.
Pensando naqueles heróis gregos, não podemos entender isso como sendo um padrão corpóreo forjado pelo homem, temos que pensar que este era um contexto daépoca, que correspondia às práticas e necessidades daquele período histórico.
Quando estudamos a Grécia do século IX ao VI antes da era Cristã, vemos a necessidade de seus habitantes serem educados parauma formação de índole forte e combativa. Por essa razão na Antiga Grécia o nascimento do corpo do herói era socialmente necessário.
Homero e Hesíodo, dois autores dessa época descrevem as diferençase mudanças que existiram nos períodos que determinaram de Homérico e Arcaico.
No período Homérico, devido a um corpo forte e musculoso, o homem era comparado a grandes animais, principalmente osmaiores, mais fortes e mais ferozes, por essa razão alguns lideres tinham seus nomes relacionados a figuras de leões, javalis, dentre outros.
Nessa época o guerreiro pertencia a um grupo familiar “sualinhagem”. As vitórias eram comemoradas com festas pelos seus; O herói era sempre respeitado vivo ou morto.
Participavam de “jogos” para mostrar força, destreza e suas habilidades, podemos citar...
tracking img