Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

ZERO HORA, Academia Brasileira de Letras desaprova livro que defende erros de português, geral, terça-feira 17\05\2011.2 – CREDENCIAIS

A Zero Hora é um dos maiores jornais de circulação diária do Brasil. É editado em Porto Alegre e mantido pelo Grupo RBS.

3 –CONHECIMENTO

O autor aborda na publicação a insatisfação da Academia Brasileira de Letras (ABL) com o livro didático distribuído pelo Ministério da Educação(MEC) que defende erros de português. Em nota a ABL criticou a obra. Mas o MEC ignorou e não pretende retirar das escolas o livro com graves errosgramaticais.
Ao todo, 485 mil jovens e adultos, receberam a publicação Por Uma Vida Melhor, de Heloísa Ramos, que defende uma suposta supremacia oral sobre alinguagem escrita. Nos últimos parágrafos o autor explica melhor o caso. Para os autores do livro, deve ser alterado o conceito de se falar certo ou errado parao que é adequado ou inadequado. Exemplo: “ Posso falar ‘os livro’.” Pode, mas dependendo da situação, a pessoa pode ser vítima de preconceito lingüístico.4 – COMO SE SITUA O AUTOR

O autor de forma imparcial e clara mostra o conflito de ideologia entre a Academia Brasileira de Letras e o Ministério deEducação.

5 – OPINIÃO

Reitero a crítica ao MEC, pois devemos manter o padrão gramatical correto. Para os professores é essencial e fundamental ensinarcom coerência, caso contrário nossa língua perderá a autenticidade.

Renata da Rosa, Acadêmica do Curso de Administração da Faculdade Dom Alberto.
tracking img