Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2112 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Mesmo tratando de temas familiares ao contexto docente (nesse caso a alfabetização), o livro traz um diferencial positivo, olhar a aprendizagem na perspectiva daquele que aprende (a criança). No entanto o objetivo do livro, não é servir como um manual de ações pedagógicas, mas sim promover ações pedagógicas, tentando acabar com a visão de que só se pode aprender de uma única maneira, a maneira doadulto.

Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/reflexoes-sobre-alfabetizacao-de-emilia-ferrero-na-pratica-pedagogica/82821/#ixzz2RCaEsmNg

RESENHA DO LIVRO REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO – AUTORA: EMILIA FERREIRO
06
DEZ
2011
Deixe um comentário
por malkahalves em Educação

O livro trata não de um método de alfabetização, mas de reflexões sobre a prática escolar tendo como baseas experiências da autora.

Segundo Emília Ferreiro, a criança pensa, raciocina, inventa, constrói interpretações, sempre buscando compreender a escrita.

Seus estudos tiveram como base crianças de outros países como Argentina e México, mas podemos perceber que a conceitualização e seu processo seguem a mesma linha, semelhante a nossa.

Ao longo do livro a autora aborda temas que nos fazemcompreender o processo de construção da escrita, as concepções e hipótese que crianças pensam em relação a escrita, a compreensão dessa escrita e a interferência dos adultos no processo, a prática docente e etc. A autora ainda dedica todo o último capítulo, “ O espaço da leitura e da escrita na educação pré-escolar”, nos levando a pensar e refletir na questão: deve-se ensinar a ler e a escrever napré-escola?

Segundo Emília Ferreiro essa é uma pergunta mal colocada, pois nos faz crer que somos nós, os adultos, que decidimos quando e como vai se iniciar o aprendizado de nossas crianças.

Se decidirmos que não, não haverá, em nossas salas de aula, o menor sinal de leitura e escrita. Contudo, se afirmarmos que sim, que devemos ensinar a leitura e a escrita antes do 1º Segmento do EnsinoFundamental, percebemos que nossas salas de aula passam a se caracterizar como se já estivéssemos no 1º ano E.F.

Após essa rica leitura, podemos concluir que: a criança não chega à escola ignorante quanto à leitura e à escrita. A pré-escola deve dar às crianças ocasiões de aprender; deve permitir às crianças meios de obterem informações; deve haver material rico de leitura, pois ler é um atomágico; deve oferecer a liberdade de experimentar os sinais escritos, num ambiente rico de diversas formas de leitura e escrita.


Resenha do livro:
"Reflexões sobre a alfabetização",
de Emília Ferreiro.

Lançado em 1981, este livro é um dos melhores materiais para quem quer iniciar o estudo a respeito da psicogênese da língua escrita.
A investigação acadêmica organizada por Emilia Ferreiroa respeito da alfabetização, iniciada em 1979, revolucionou o jeito de ensinar as crianças a ler e escrever e fez da autora uma referência mundial sobre o tema .

O livro Reflexões sobre Alfabetização , lançado em 1981, é um dos melhores materiais concebidos pela educadora argentina para quem quer iniciar o estudo das pesquisas realizadas por ela a respeito da psicogênese da língua escrita.Trata-se da síntese das principais contribuições de Emilia para a história e as descobertas sobre a alfabetização.
Porém é importante que o leitor passeie pelas reflexões propostas no texto com olhos e pensamento atentos, pois irá deparar-se com saberes infantis sofisticados e engenhosos, que surpreendem muito ao mostrar quão originais (e nem um pouco mecânicas) são as construções cognitivas que ospequenos são capazes de realizar.
O texto instiga o educador e dá subsídios para que ele questione sua prática e revitalize o modo de compreender o ensino, inaugurando uma maneira inédita de alfabetizar: a autora transfere a investigação do jeito de ensinar para o que tem de ser aprendido, com foco nas concepções que as crianças têm sobre o sistema de escrita, e prioriza a análise das...
tracking img