Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A COR NO PROCESSO CRIATIVO
Resenha Descritiva

Lilian Ried Miller Barros, escritora do livro A cor no processo criativo, um estudo sobre a Bauhaus e a teoria de Goethe publicado pela editora SenacSão Paulo, em sua 4° edição em 2011.O livro contem 336 páginas divididos em 6 capítulos. Os temas são: Bauhaus / Johannes / Itten/ Paul Klee/ Wassily Kandinscy / Josef Albers / Wolfgang van Goethe.
Éuma obra de estudo acadêmico que visa o entendimento do universo das cores baseado em grandes pintores. Esse tipo de estudo é muito raro, por essa razão a Lillian se dedicou e hoje essa obra éreferencia no assunto.
Nesta obra ela traz o estudo de cada artista acima citado e sua contribuição para o processo de conhecimento da cor. Ela destaca a técnicas e descobertas de cada um.
A autora faz umaavaliação quanto a metodologia didática praticada por Johannes Itten, Paul Klee, Wassily Kandinscy e Josef Alber. Quanto ao trabalho de Gothe ela faz uma analise interpretativa da sua obra “Doutrina dascores” sobre a escola em que esse método era utilizado.
A linguagem que o livro aborda é técnica e acadêmica. Os textos construídos a cada capitulo é o resultado de pesquisas sobre os pintores e suatrajetória.
Lilian acredita que a cor assume um papel tão importante quanto a forma para elaboração do design. E que os métodos didáticos dos mestres da cor fornecem uma perspectiva de incentivo avivência dos fenômenos cromáticos. O ensino das cores é uma disciplina no fundamento, não apenas para a formação dos profissionais que lidam com a criação de imagens bidimensionais, designers gráficos,fotógrafos, pintores, mas também, para os que desenvolvem o design de produto industrial e artesanal e até para aqueles que criam cenários, desde os ambientes da vida real até os imaginários ou virtuais(arquitetos, urbanistas, cenográficos, publicitários, decoradores, programadores e desenvolvedores de interfaces gráficas).
Ou seja, ela defende a ideia que todos esses profissionais precisam...
tracking img