Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
SERVIÇO SOCIAL

JOSICLEIDE DO CARMO PACHECO

RESENHA DO LIVRO O QUE É SERVIÇO SOCIAL
AUTORA ANA MARIA RAMOS ESTEVÃO

BELÉM
2013
JOSICLEIDE DO CARMO PACHECO

RESENHA DO LIVRO O QUE É SERVIÇO SOCIAL
AUTORA ANA MARIA RAMOS ESTEVÃO

BELÉM
2013
ESTEVÃO, Ana Maria Ramos
O que é Serviço Social – Ana Maria Ramos Estevão – São Paulo
Editora Brasiliense, 2006(Coleção Primeiros Passos)

Ana Maria Ramos Estevão é professora livre- docente aposentada do Departamento de Direito Público da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), desde setembro de 2006, atualmente é professora Adjunta no Curso de Serviço Social da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista (Unifesp) e tutora no Programa de Residencia Multiprofissionalda Unifesp/BS. Coordenou o Curso de Serviço Social do Centro Universitário da Fundação Educacional de Guaxupé-MG. Possui graduação em Serviço Social pela Faculdade Paulista de Serviço Social (1976), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e pós-doutorado pelaUniversidade de Évora (Portugal) em 2000/2001, com bolsa da FAPESP e 2005 com bolsa Capes. Possui experiência profissional como Assistente Social nas áreas de saúde pública, comunidade e movimentos sociais. Suas pesquisas e publicações tem como temática: fundamentos do serviço social, educação, poder local, conselhos, políticas públicas e assistência social. É associada ao Instituto Socioambiental (ISA)onde trabalhou como voluntaria no programa Vale do Ribeira.
A autora mostra que o Serviço Social nasce a partir do surgimento da sociedade capitalista e os problemas advindos dessa. Expõe o caráter caritativo do Serviço Social, sem nenhuma base teórica e sem o caráter profissional. Cita a importância dos escritos de Mary Richmond, assistente social americana, para a institucionalização do ServiçoSocial, e a necessidade de ter algo além desse caráter caritativo e religioso dos primórdios do Serviço Social.

INTRODUÇÃO

“As origens do Serviço Social estão fincadas na assistência prestada aos pobres, por mulheres piedosas, alguns séculos atrás. De lá para cá apesar de muita coisa ter mudado, o Serviço Social continuou sendo uma profissão essencialmente feminina, as ricas damas decaridade cederam lugar às filhas da classe média ou dos trabalhadores urbanos. Mas claro que isso não é suficiente para descrever profissão.” (p. 7)
“O Serviço Social é o fruto da união da cidade com a indústria.” (p. 9)
“Seu nascimento teve como cenário as inquietações sociais que surgiram do capitalismo e, como qualquer bom filho, quis possuir a mãe (cidade) e se identificar com o pai ( aindústria).” (p. 9)

DAS DAMAS DE CARIDADE A MARY RICHIMOND E A INFÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL

“Estado e Igreja vão dividir tarefas: o primeiro impõe a paz política (e com toda violência necessária), a Igreja ou melhor, as Igrejas (Católicas e Protestante) ficam com o aspecto social: trata-se de fazer caridade.“( p. 11)
“A justificativa é necessidade todos praticarem o bem portanto os ricos precisavamcumprir seus deveres com os pobres. Era uma preocupação com o indivíduo. O modo pelo qual se pensava resolver os problemas sociais era “reforma dos costumes” ou “ reforma social” de cada um.” (p. 12)
“Um marco importante para a organização da Associação Social é a fundação em 1869 da Sociedade de Organização da Caridade em Londres, que se baseia em alguns pontos que fundamentaram a prática de todaa assistência social a partir de então.” (p. 13)
“Em primeiro lugar é quando ela se torna socialmente necessária e as práticas profissionais se gestam no labor cotidiano. Antes se serem instituídas, as profissões se legitimam pele sua eficácia e/ ou política. É claro que as questões humanísticas contam como declaração de boas intenções, principalmente para aqueles que serão os pioneiros da...
tracking img