Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
No mundo em que vivemos as empresas sofrem, fazem e exercem muita influência na sociedade e muito do pensamento empresarial tem se modificado com a nossa atual situação ambiental.

Atravessamos um século de preocupações ambientais e cada vez mais valorizamos ações altruístas seja as que beneficiam os homens ou a natureza. Assim tornando-se a ética empresarial uma maneira de lucrar com as“benditas” boas ações.

Com todas as possíveis questões e ramificações deste tema temos o artigo - Ética e Responsabilidade Social - Repensando a Comunicação Empresarial – que aborda um novo modelo a ser seguido.

Nele observamos uma mudança de paradigma, em que responsabilidade social também é importante. Conforme coloca Ashley (2002, p.50), “parece lícito afirmar, que hoje em dia asorganizações precisam estar atentas não só as suas responsabilidades econômicas e legais, mas também as suas responsabilidades éticas, morais e sociais.”

O surgimento da ética é visto como uma reflexão científica, filosófica, que estuda costumes e normas. Havendo problemas fundamentais, como de aplicação concreta. “Valls (1996) destaca que se trata de procedimento didático, pois na vida real não nosdeparamos com os problemas éticos de maneira separada”.

Explica-se à ética conhecendo-se a cultura antropológica e outros costumes das diferentes épocas e sociedades. “Não são apenas os costumes que variam, mas também os valores que os acompanham, as próprias normas concretas, os próprios ideais, a própria sabedoria, de um povo a outro.” Valls (1996, p.13).

Concluindo que, atualmente osgrandes problemas éticos, segundo Valls (1996) encontram-se em três momentos (família, sociedade civil e Estado), estimular uma consciência crítica nos indivíduos é o grande desafio para uma vida mais ética, e neste sentido mais livre e mais humana.

O universo coorporativo também tem se preocupado muito com o tema ética dentro dele, por muitas razões surgem organizações preocupadas na promoçãoda ética, pois nenhuma empresa quer sua reputação abalada por possíveis escândalos e seus altos custos, mas para Nash (1993, p.3) “(...) a ética e os negócios têm parecido, com freqüência, se não completamente contraditórios, pelo menos extremamente distantes.”

Ética no universo corporativo não se trata de um padrão moral, mas do estudo dos problemas que a pessoa moral tem como gerente dosistema. Assim a ética servindo como maneira de se manter competitivo no mercado “Ter padrões éticos significa ter bons negócios em longo prazo. Existem estudos indicando a veracidade dessa afirmativa. Na maioria das vezes, contudo, as empresas reagem a situações de curto prazo.” Tansey (1995,p.104).

Segundo a autora (Tansey. 1995) empresas preocupadas com padrões de conduta ética ganham aconfiança dos clientes. A ética dá lucro às empresas, afirma ela. “A empresa é considerada ética se cumprir todos os compromissos éticos que tiver. Ou seja, agir de forma honesta com todos aqueles que têm algum tipo de relacionamento com ela. Estão envolvidos neste grupo os clientes, os fornecedores, os sócios, os funcionários, o governo e a comunidade como um todo.” (Tansey p.100).

Para garantir aética no relacionamento com seus públicos, devemos refletir a seguinte colocação de Tansey (1995, p.100) “A alta administração da empresa deve estar consciente de que a forma de atuação da empresa para fora, para o mercado, terá reflexos internos. Em outras palavras, não se pode exigir conduta ética dos funcionários se a empresa está viciada em procedimentos condenáveis. Os padrões éticos dacompanhia são à base do comportamento dos funcionários.”

Um bom exemplo de perigo que atrapalha a ética está na burocracia em demasia que aumenta a possibilidade da empresa não cumprir uma delas “onde se criam dificuldades há alguém vendendo facilidades. As empresas que se não se pautam pela ética acabam comprando-as.” Tansey (1995, p.1004)

“Para Guerra (1995), os valores (bens)...
tracking img