Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O TRABALHO CIENTÍFICO NO ÂMBITO UNIVERSITÁRIO:
Resenha, relatório e fichamento.
A Organização dos Estudos na Vida Universitária:

TEXTO TÉCNICO: A RESENHA

Resenhar significa fazer uma relação das propriedades (características, qualidades) de um objeto, enumerar cuidadosamente seus aspectos relevantes, descrever as circunstâncias que o envolvem.
O objeto resenhado pode ser umacontecimento qualquer da realidade (um jogo de futebol, uma comemoração solene, uma feira de livros, etc.) ou textos e obras culturais (um romance, uma peça de teatro, um filme).
A resenha nunca poderá ser completa e exaustiva, já que são infinitas as propriedades e circunstâncias que vão envolver o objeto descrito. O resenhador deve, portanto, saber selecionar os aspectos mais importantes, filtrandoapenas aquilo que for funcional para a mensagem que deseja passar ao leitor.
Podemos imaginar, por exemplo, duas resenhas distintas sobre um mesmo objeto, ou seja, o treinamento de atletas para uma Copa do Mundo. A primeira destina-se aos leitores de uma coluna esportiva de um jornal. A outra, ao departamento médico da equipe. O jornalista, na sua resenha, vai relatar as melhores jogadas, destacandoquem fez, durante o treino, uma boa apresentação, marcando gols, dando dribles, e assim por diante. Já na resenha destinada ao médico estes dados serão irrelevantes. Pode-se concluir, portanto, que a importância do que se vai relatar numa resenha depende da finalidade a que ela se presta ou se destina.
A resenha pode ser puramente descritiva, isto é, sem nenhum julgamento ou apreciação doresenhador, ou crítica, pontuada de apreciações, notas e correlações estabelecidas pelo juízo crítico de quem a elaborou.
A resenha descritiva consta de:
a) uma parte descritiva, em que se dão informações gerais sobre o objeto analisado. Se for um livro, por exemplo, o nome do autor, seu título completo, nome da editora, lugar e data da publicação, e assim por diante. No caso de uma partidaesportiva, os times que jogaram, onde e quando aconteceu, etc.
b) uma parte abrangendo seu conteúdo global. No caso do livro, uma indicação sucinta do assunto geral da obra e do ponto de vista adotado pelo autor (gênero a que o livro pertence, por exemplo); inclui também um resumo dos pontos essenciais do texto e seu plano geral. Quanto à partida, aqui se faz um relato sucinto de seusprincipais momentos, normalmente com ênfase no resultado final.
A resenha crítica abrange este mesmo esquema básico. A diferença é que, neste caso, entram também os comentários e julgamentos do resenhador sobre as ideias do autor do livro, do valor da obra, ou sobre a atuação dos jogadores ou as decisões do técnico do time, por exemplo.

A resenha crítica apresenta as seguintes exigências
1.Conhecimento completo da obra, não deve se limitar à leitura do índice, prefácio e de um ou outro capítulo.
2. Competência na matéria exposta no livro, bem como a respeito do método empregado.
3. Capacidade de juízo crítico para distinguir claramente o essencial do supérfluo
4. Independência de juízo; o que importa não é saber se as conclusões do autor coincidem com as nossas opiniões, mas se foramdeduzidas corretamente.
5. Correção e urbanidade; respeitando sempre a pessoa do autor e suas intenções.
A descrição do assunto do livro, texto, artigo ou ensaio compreende a apresentação das ideias principais e das secundárias que sustentam o pensamento do autor. Para facilitar a descrição do assunto sugere-se a construção dos argumentos por progressão, que consiste no relacionamento dosdiferentes elementos, mas encadeados em sequência lógica, de modo a haver sempre uma relação evidente entre um elemento e o seu antecedente.
A apreciação crítica deve ser feita em termos de concordância ou discordância, levando em consideração a validade ou a aplicabilidade do que foi exposto pelo autor.

O que deve constar numa resenha crítica
Devem constar:
• O título
• A referência...
tracking img