Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha: A medicalização do sofrimento psíquico :considerações sobre o discurso psiquiátrico e seus efeitos na Educação.

Em toda sua história, a humanidade tem o desejo de tentar investigar algunsaspectos referentes a comportamentos de pessoas, modo de vida, modo de pensar, modo de agir e ainda, não somente referentes à seres humanos, como também funcionamento das máquinas, em suma semprebuscando uma compreensão do mundo em si.
Em busca da compreensão a respeito de comportamento dos indivíduos, surgiram vários campos de estudos para buscar esse entendimento, do porque alguns indivíduosapresenta certos comportamentos e se esse comportamento está no nível padronizado com o restante, caso não esteja serão tomadas providencias a fim de amenizar, o que chamaremos de transtorno.
Porém,com o avanço das pesquisas e tecnologia no decorrer dos anos, as providencias tomadas “contra” algum transtorno que venha ser diagnosticado em alguém será, na maioria das vezes, em ingerir medicamentoscom intuito de controlar algumas atitudes comportamentais que o “paciente” venha ter, no entanto como estamos inserido numa sociedade capitalista, onde a buscar de se “ter” é constante, onde qualquercoisa é visto como uma oportunidade de alguém que tenha um “poder” lucrar. Há um excesso de diagnósticos psiquiátricos, e com isso medicamentos são recomendados, fazendo com que a indústria demedicamentos venha lucrar com as suas respectivas vendas, onde se tem um manual, se o indivíduo fizer duas ou três coisas que corresponda ao que está escrito no manual, este será identificado em algum tipode transtorno, e com isso será recomendado uso de medicamentos.
Esta prática entra também no campo da educação, onde se a criança tem alguma dificuldade de aprendizado ou se tem algum tipo decomportamento que não venha ser “padrão”, esta criança provavelmente será identificada com algum tipo de transtorno e seu tratamento será na base de remédios, não que isso venha ser errado, pois se tiver...
tracking img