Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CULTURA POPULAR E PEDAGOGIA CRITICA CRÍTICA A VIDA COTIDIANA COMO BASE PARA O CONHECIMENTO CURRICULAR.
Na América do Norte nos última década tem se discutindo sobre as duas questões: A reforma educacional de um lado. E que as escolas passam a ser um local de treinamento de diferentes setores de trabalho. Passaram ser visto como provedores do conhecimento e das habilidades ocupacionaisnecessárias para a expressão da produção interna e do investimento externo. Assim era associados a escolarização ás exigências de uma formação tecnocrática e especializada. O mesmo ideológico e mais tecnicista e instrumental. Do outro lado, no fim da década de 80, ascensão da ala cultura lista da direita, nos Estados Unidos, assim foi lembrada essa década.
Willian Bennett se diz o guardião da civilizaçãoocidental. “Tradição ocidental” tinha uma definição restrita, transmiti uma pedagogia livre. Ele bitolou as pessoas. E ele diz o que aprender, e o que deve de se ensina. Tinha necessidade de justiça social de ter pessoas criticas. Isto foi determinante na historia.
Bennett redefini a educação e o trabalho do professor: Sua ideologia tinha uma visão era liberais e radicais da escolarização. Osalvos são a modernidade, a democracia, a diversidade e , acima de tudo o relativismo.
Então estava havendo uma mistura das civilizações e de costumes cultural e ético. Que estava sendo uma ameaça aos Estados Unidos, essa cultura popular.
As escolas tinha uma forma particular de vida organizada com o objetivo de produzir e legitimar os interesses econômicos. Então tinha um enderece por parte daelite e das classes dominantes. Que era qualificar a mão de obra com boa qualidade. È capacitar pessoas para o mercado de trabalho. Eles visavam só a economia e o que era bom para as classes dominantes. Só a escola pode mudar tudo isto. Em meio as lutas diferenças ideológicas. A escola é o local onde formas cidadãos “estudantis” que dão sentido ao mundo. Assim queriam reduzir a aprendizagem adinâmica da transmissão e da imposição. Assim afirma que a escola é um território de lutas e que a pedagogia é forma politica cultural. Ambos os casos, queremos defender e argumentar, que a escola dar condições é que o ser humano seja capaz de exercer o seu papel de cidadão na sociedade, tornando assim uma sociedade mais forte, capaz de ter o seu própria opinião. Dando se a possibilidade de democracia.Falando sobre a pedagogia, ela é transformadora. Capaz de transforma o meio, a pedagogia ela é critica, e torna as pessoas mais critica e ética.
A cultura popular é apropriada pelo alunos é a experiência vivenciada pelo aluno. Enquanto a pedagogia é a vozes do mundo adulto, o mundo do professores e administradores de escola . A diferença entre cultura popular e pedagogia. A pedagogia é umametodologia justificada para transmitir o conteúdo de um curso. Pode ser entendido como uma pratica pessoal onde adquirimos determinado caráter moral. O conceito de pedagogia é o processo pelo qual se produz conhecimentos. É uma educação baseada na visão de liberdade humana em busca do “saber”, dando condições de vida melhor.
EDUCAÇÃO E CONCEITO DO POPULAR
São teorias, ideias popular. Se olhamospara traz bem mais de um século a escolarização pública, entram em discussão teorizando uma noção popular desde então tem sido predominante na pratica popular, (1860 – 1875) Ryerson e planejador Social e líder do sistema de escolas públicas da província de Ontário, falava e escrevia contra a expressão popular. Ryerson achava melhor não ler nada do quer ler qualquer coisa (romancezinhos e panfletos)que era considerado perigoso. Era como se force hoje publicações pornográficas. Ryerson criticou por exemplo: Tom Sawyer de Mark Twain (MORGAN 1987). Não era uma questão, por exemplo, cultura superior da cultura inferior ou cultura popular.
A questão é qual a forma cultural que o Estado vai reconhecer para a escolarização publica. Essa questão sempre foi defendida e escolhida para uma...
tracking img