Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FREIRE, Paulo Reglus Neves. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 48 ed. São Paulo: Cortez, 2006. 87 p.

Paulo Reglus Neves Freire nasceu em Recife em 1921 e faleceu em 1997. É considerado um dos grandes pedagogos da atualidade e respeitado mundialmente. É inegável a sua grande contribuição em favor da educação popular. Em 1962 em Angicos (RN), alfabetizou 300trabalhadores rurais em 45 dias. Participou ativamente do MCP (Movimento de Cultura Popular) do Recife. Suas atividades são interrompidas com o golpe militar de 1964, que determinou sua prisão. Exila-se por 14 anos no Chile. Algumas de suas principais obras: Educação como Prática de Liberdade, Pedagogia do Oprimido, Cartas à Guiné Bissau, Vivendo e Aprendendo, A importância do ato de ler.
Paulo Freire nosrelata sua própria experiência, contando aprendizados e fatos da sua infância, de forma a entender que a leitura se inicia bem antes do contato com o texto e que não se restringe à decodificação pura da palavra escrita, não se acaba na leitura mecânica e literal do que está escrito. Justamente ao contrário, a leitura do texto é uma prévia da leitura do mundo e a sua compreensão depende docontexto no qual nós leitores estamos inseridos e de toda bagagem de experiências pessoais que traz consigo.
A obra está dividida em três artigos: A importância do ato de ler; Alfabetização de adultos e bibliotecas populares – uma introdução e O povo diz a sua palavra ou alfabetização em São Tomé e Príncipe. Com apenas 87 páginas a leitura é rápida e curta, possui uma linguagem simples, muito fácil deinterpretar.
Paulo Freire descreve sobre a importância do ato de ler, e este deve ser atrelado a uma compreensão crítica, e não se esgota na decodificação pura da palavra e linguagem escrita. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto. Segundo o renomado autor o ato de ler veio a proporciona-lo uma experiênciaexistencial, a “leitura” do mundo, depois, a leitura da palavra, que ao longo de minha escolarização, foi à leitura da “palavramundo”.
A retomada da infância e a compreensão do seu ato de “ler”, fez o autor recriar e reviver em seu mundo particular, a casa onde viveu, local que foi seu primeiro mundo, onde engatinhou, balbuciou, andou, falou. Um mundo de suas primeiras leituras, cuja percepção causouno autor um universo da linguagem dos mais velhos, expressando crenças, gostos, receios e valores. Uma experiência vivida no momento em que ainda não lia a palavra. Segundo o autor a “leitura” do seu mundo sempre foi fundamental, não fez dele um menino antecipado em homem, um racionalista de calças curtas, foi uma rica experiência de compreensão do seu mundo imediato, onde ele começou a introduzirna leitura palavra. A decifração da palavra fluía naturalmente da “leitura” do mundo particular. Ele foi alfabetizado no quintal de sua casa, onde o chão foi seu quadro negro; gravetos, o seu giz.
O autor relata sua chegada à escolinha particular onde pode aprofundar o trabalho de seus pais, a leitura da palavra, da frase, da sentença, jamais significou uma ruptura com a “leitura” do mundo. Comela, a leitura da palavra foi à leitura da “palavramundo”. A sua compreensão crítica da importância do ato de ler se veio segundo Paulo se constituindo através de sua prática. Depois o autor descreve sua fase de vida como professor, onde pode viver intensamente a importância do ato de ler e de escrever, com alunos das primeiras séries do ginasial, que não tinham que memorizar mecanicamente adescrição do objeto, mas apreender a sua significação, memorizando-a e fixando-a. E essa memorização do objeto frisa o autor que não se constitui em conhecimento do objeto.
Freire reafirma que sempre via a alfabetização de adultos como um ato político e de conhecimento, um ato criador, atos que o processo da alfabetização tem, no alfabetizando, o seu sujeito, que necessita de ajuda do educador, e...
tracking img