Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Documentário: O povo Brasileiro.



Antes da chegada dos portugueses, o mundo era uma terra sem males, um paraíso,a morada dos Deuses, existiam de 1 à 8 milhões de brasis, ou seja, índios. Quandoos portugueses chegaram nesta parte da América encontraram uma boa terra, muita matéria-prima e mão de obra de graça.
Para os portugueses o descobrimento significava buscar lugares onde eles possamexplorar tirando desses lugares a riqueza e obtendo o poder , enquanto que para os índios o descobrimento seria ter o novo, para o benefício e tradição da tribo.
Os tupinambás viviam em aldeias queeram compostas de 4 à 8 malocas, medindo mais de 100 metros de comprimento, em apenas 1 maloca poderia morar até 600 pessoas. A divisão de tarefas era nítida desde a infância, as mulheres cuidavam daroça, do preparo da comida e do ''cauim'' o vinho que animava as festas Tupis.
A aprendizagem da tradição, da convivência e da sobrevivência era passada de geração em geração, com os inimigos eleseram implacáveis, havia uma ética na guerra, se um inimigo caísse em poder de alguém, aquele que o aprisionavam batia-lhe com a mão no ombro dizendo, faço-te meu escravo, fugir nem pensar, ele preferiaser devorado fisicamente do que moralmente.
A identificação do tupinambá é como aço é ''duro'', é íntimo secreto, algo que vem de dentro ele sabe que é tupinambá e não nega isto á ninguém.
Oconhecimento era compartilhado, o que um sabia todos tinham que saber, diferente da sociedade atual, que faz de tudo pra adquirir riquezas, se apropria literalmente do conhecimento e das informações quepossuem para lucrar com isso.
Herdamos dos Tupinambás a forma de sobreviver, um vasto e arsenal de técnicas para se deslocar neste imenso território, herdamos centenas de frutos, árvores, ervas, o hábitodo banho diário mais a herança mais nobre e profunda é o testemunho de que é possível sobrevivermos integrados à natureza.
Hoje o que é mais importante para os brasileiros, é inventar o Brasil que...
tracking img