Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Publicado em 1979, o livro Wanda de Aguiar Horta Processo de enfermagem, com a colaboração de Brigitta E. P. Castellanos, o assunto abordado é o resultado da reunião de todos os artigos publicados emrevistas sobre o tema. A presente resenha apresenta os principais assuntos abordados nessa obra, bem como dos procedimentos correlacionados à publicação do processo de enfermagem.
O prefacio,mostra-nos que ainda estamos nas fases iniciais da implantação do processo de enfermagem, e esse fato se deve à insuficiência de literatura sobre o assunto, e mostra que a autonomia profissional só seráadquirida no momento que toda a classe passar a utilizar a metodologia cientifica. A autora aponta este livro como uma grande contribuição aos alunos do curso de graduação de enfermagem procurandointroduzir a compreensão do processo de enfermagem.
Na introdução vemos que na década de 60 surgiram as primeiras teorias de enfermagem, procurando relacionar fatos e estabelecer as bases de uma ciência deenfermagem. Algumas dessas teorias relacionam-se mais com o cuidado de enfermagem do que a enfermagem em si.
Na parte 1 que tem por titulo Filosofia, teoria e ciência de enfermagem, mostra-nos quenenhuma ciência pode sobreviver sem filosofia própria. Embora esta muitas vezes não apareça de maneira clara e por escrito, percebe-se que todos os cientista daquele ramo do saber humano, estão ligadosentre si por comum unidade de pensamento.
È destacado também a aparição das primeiras tórias na década de 60 e faz um resumo das principais desenvolvidas por enfermeiras norte americanas. A teoriahomeostásica criada em 1961 por, Wanda MCDowell diz que o paciente comunica continuamente informações sobre suas condições e a enfermeira colhe essas informações por meio de sua observação ecapacidade de comunicação. Na teoria holística criada em 1967 por Myra E. Levine em linhas gerais a autora vê o homem como um “todo” dinâmico, em constante interação com o ambiente dinâmico ela explica os...
tracking img