Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (928 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA
Arquitetura e Urbanismo 7ª Fase
Planejamento e Desenvolvimento Urbano I
Profº: Marco Aurélio Bissani

ANA CRISTINA ROSSETTI

RESENHA CRÍTICA: LIVRO ACIDADES COMO UM JOGOS DE CARTAS, CAP. 04 E O LIVRO TÊNUE ESPERANÇA NO VASTO CAOS

Maio 2012-
São Miguel do Oeste / SC

Carlos Nelson Ferreira dos Santos, arquiteto, urbanista, antropólogo,professor, escreveu livro “A cidade como um jogo de cartas” que fala da história do planejamento urbano no Brasil, a partir da colonização. “A cidade como um jogo de cartas” é uma metáfora sobre os jogos depoder que acontecem nas cidades com as regras das partidas e baralho.
O Autor coloca os arquitetos e urbanistas como “especialistas do espaço urbano”. “Relacionado ao jogo de cartas ele é aquele quesegue a partida com interesse, procura esclarecer dúvidas e pontos obscuros e funciona como mediador, aconselhando a atualização de estudos e modos de agir, à medida que verifique sua superação.” Entãodestrincha cada item do projeto urbano, da infra-estrutura as escalas de projeto. A rua, o lote, o bairro, enfim, a cidade.
Nelson também afirma que vivemos num estranho moderno de antigamente. Suatentativa é afirmar os equívocos e esquemas dos projetos idealistas. Revelando a necessidade dos projetos serem vinculados à materialidade. Em outras palavras, propõe um “novo” racionalismo, que dê adevida atenção às escalas do projeto e a importância necessária ao profissional de arquitetura e urbanismo. Seu intuito é desmistificar que as escolas de planejamento tenham relações incomunicáveis,propondo um projeto vivo e ligado ao seu tempo.
No capítulo “a cidade como um jogo”, Carlos Nelson fala da relação entre a cidade e o jogo de cartas. Ele afirma que o jogo serve para representar, deuma forma suave e sem maiores traumas, as maneiras de estabelecer alianças e oposições, de enfrentar conflitos e preservar a união do conjunto, respeitando-se as diferenças e atribuindo um papel...
tracking img