Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (832 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome: Caroline Viana Henrique - Pront. 12103201
A criança desde o momento do seu nascimento é envolvida por um universo de linguagens, dentre as quais está fundamentalmente a linguagem verbal. Essaquestão pode ser verificada a partir de palavras usadas a princípio com o objetivo de mostrar o sentimento de carinho sentido pela mãe, pai, tias, avós, e por todos aqueles que usam as palavras parase comunicar com a criança.

Envolvida nesse ambiente de falantes, a criança logo procura recursos que a façam ser também compreendida pelos seus interlocutores . Portanto, ao passo que a criançavai conseguindo emitir sons, cada vez mais, é bombardeada de estímulos sonoros, no caso, a fala das pessoas que a cerca, impulsionando-a a repetir as palavras ouvidas e conseguindo fazer uso da fala,aos poucos a criança vai utilizar as palavras como instrumento para a comunicação.

Nesse processo de aquisição da linguagem verbal, vai se exigindo mais da criança, à medida que as palavras sãopronunciadas por ela para designar objetos que nem sempre corresponde ao significado da palavra. É nesse clima de descoberta que as palavras passam a fazer parte do vocabulário infantil em um permanentemovimento.

Quando a criança começa a falar, por exemplo, as palavras au-au, aprendida como signo para representar o animal cachorro, no início do uso da fala, essas palavras são usadas também, comosigno a todo objeto compreendido na lógica da criança como correspondente a esse termo. No entanto, com sucessivos problemas enfrentados pela criança com relação ao significado, a compreensão dessaspalavras vai se modificando à medida que as funções mentais da criança estão cada vez mais desenvolvidas.

Para isso, ela precisa contar com as interações comunicativas com pares mais experientes,adultos do convívio diário, bem como, crianças com capacidades cognitivas superiores as suas.

Dessa forma, para que possamos discorrer sobre o processo mental da criança no uso das palavras na...
tracking img