Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (733 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Lendo esse texto parei para refletir sobre o que de fato entendemos sobre Ética, que tipos de conceitos têm implícito em nossas mentes sobre o que de fato significa essa palavra tão falada e tãopouco usada.
Confesso, pesquisei na internet, vasculhei alguns sites, mas percebi uma coisa: alguns dos sites pesquisados são vagos, trazem uma noção muito superficial do que realmente seja Ética. Pensoque no atual contexto verifico que está cada vez mais extinta não só a palavra em si como o real significado que ela representa. Os diversos escândalos envolvendo as pessoas que elegemos para oscargos importantes, toda a sujeira que nos rodeia nos remete a uma questão: o que as pessoas sabem realmente sobre Ética e Moral?
A questão é mais ampla. Não é só o significado da palavra que éimportante, sabemos qual a definição de Ética: é o ato de refletir antes de agir, o julgamento de nossas ações para sabermos se são boas ou más; é a nossa Consciência Moral, a oportunidade de pensar sobrenossas ações e qual será o impacto delas na nossa vida e na vida das pessoas que nos rodeiam. Está diretamente ligada ao caráter do indivíduo, a Moral que é definida como um conjunto de normas,princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social. Enquanto que a Ética é subjetiva, a Moral é normativa. Designar, denominar... Isso é deveras fácil. Masserá que temos consciência realmente sobre as ações diárias? O que será que nos difere dos demais animais que vivem sobre o planeta terra? E por que será que nós, seres racionais não colocamos emprática esses princípios sempre? Por que será que não pensamos nos nossos atos antes de fazê-los? Simples: somos impulsivos, imediatistas, por que não falarmos, egoístas.
Costumamos pensar primeiro em nósmesmos para depois pensar nas outras pessoas. Isso é errado? É antiético? Conseguimos mesmo ter esse comportamento altruísta sempre ou somente em determinadas ocasiões? São várias questões que...
tracking img