Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Entenda como funciona o trabalho de uma auditoria
Entenda como funciona o trabalho de uma auditoria
Carlos Iavelberg
Da Redação, em São Paulo
A legislação brasileira determina que algumasempresas são obrigadas a passarem por uma auditoria externa e independente.
As instituições financeiras devem ser submetidas a auditorias a cada seis meses, assim como as empresas de seguro. Jáas empresas de capital aberto (com ações negociadas em Bolsa) são auditadas uma vez ao ano.
• Fraudes como a do PanAmericano colocam investidores em risco[pic]• Qualidade das auditorias tem caído por corte de custos, diz especialista[pic]
• Para analistas, auditorias devem responder por fraudes em banco[pic]
Todas as empresasclassificadas como de grande porte (com faturamento superior a R$ 300 milhões por ano ou que tenham ativos totais superiores a R$ 240 milhões) também devem ser auditadas um vez ao ano.
Oprimeiro passo de uma auditoria externa é analisar o controle interno da empresa.
“O auditor vai conhecer a atividade do seu cliente: que tipo de negócio ele faz, como ele faz o seu negócio e vaiinterpretar as normas de contabilidade aplicáveis para aquele caso”, afirma Guy Almeida Andrade, integrante do Conselho de Administração do Ibracon (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil).Segundo Andrade, ao analisar o controle interno, a auditoria vai querer saber onde estão os maiores problemas. “Com isso, o auditor vai poder analisar onde há riscos e quais são os controlesque minimizam os riscos.”
Ou seja, uma determinada operação financeira pode ter um risco alto de erro ou de fraude, mas o controle feito pela empresa é bom. Neste caso, o auditor, em tese,poderia ficar mais “tranquilo”.
Outra operação, por sua vez, pode possuir um alto risco alto e controle ruim, caso que deveria receber mais atenção por parte da auditoria.
Amostragem
Amostragem
tracking img