Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (788 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A cerne de qualquer esforço de mudança é o desejo de realizá-lo. Assim, os membros organizacionais muitas vezes resistem à mudança por causa dos efeitos indesejáveis que ela exerce nos indivíduos.
Aresistência à mudança é um grande obstáculo em qualquer esforço de mudança planejado.
Os autores, Dirks,Cummings e Pierc,propuseram três necessidades humanas básicas relacionadas à possepsicológica,assim são:

1 – AUTOVALORIZAÇÃO. Refere-se ao desejo do indivíduo de alcançar e manter altos níveis de auto-estima.
2 – PRESERVAÇÃO DA AUTO-IMAGEM. Significa que os indivíduos tentam manter aestabilidade do seu eu ao longo do tempo e nas diversas situações.
3 - CONTROLE E EFICIÊNCIA. Os indivíduos têm um desejo de manter e demonstrar um senso de controle e eficiência.

Além disso, temosabaixo, três tipos de mudanças organizacionais que influenciam a disposição de aceitar a mudança ou de resistir a ela:

1 – MUDANÇA DESEJADA. Que significa que o indivíduo empreende a mudança comresultado da sua própria iniciativa e vontade.
2 – MUDANÇA EVOLUCIONÁRIA. Que envolve modernização na organização.
3 – MUDANÇA ADITIVA VERSUS SUBTRATIVA. Aditiva é iniciar um programa e ampliar umtrabalho, e subtrativa é um encerramento de um programa.

Os autores então, propuseram relações entre os conceitos sobre aceitar ou rejeitar tentativas de mudanças.É proposto que os indivíduosempreenderam esforços de mudança sob condições que satisfaçam suas necessidades de auto-valorização,preservação da auto-imagem,controle e eficiência .
A mudança organizacional iniciada de dentro, não altera arelação fundamental com a organização e é percebida como um acréscimo a provisão de vínculo entre ela e o indivíduo, e a empresa tendera de ser aceita.
Embora nem sempre seja possível planejar comoos indivíduos reagem a mudanças da forma como o fazem.
“Mudança na Cultura Organizacional”
A cultura de uma organização inclui seus valores, suas convenções. Muitas vezes é difícil realizar uma...
tracking img