Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A industrialização foi um dos principais fatores que contribuiu pra o rapido desnvolvimento dos centros urbanos a partir dos anos de 1850. As cidades em processo de industrializaçao passarma contar com grandes bairros industriais nesse momento dois fatores ajudaram no crescimento da populaçao destas cidades, o primeiro era as altas taxas do crescimento poplacional que ocorriana época e o segundo era o exodo rural, em que um grande numero de agricultores deixam suas terrar em busca de melhores condiçoes de vida. Ao chegar nas cidades estes trabalhadores passam aser empregados nas fabricas.
A industria se tornou a principal fonte de renda das grandes cidades, as fabricas passaram a ocupar lugares que antes pertencia aos arrtesao, produzindo as mesmascoisas de forma bem mais rapida, facil e bem mais barata. As maquinas agora eram os novos meios de produçao fazendo com que os artesaos que tinham suas tecnicas e ferramentas perdecem lugarpra o operariadosubmetidos as tarefas das maquinas, artesaos ficaram desmpregados sendo obrigados a trabalharem nas fabricas para se sustentarem.
Os operarios transformaram sua mao de obraem um mercadoria vendida a um preço estabelecido por seus patroes e com o grande numero de pessoas a procura de trabalho nas fabricas esse preço caia ainda mais, os baixos salarios oferecidospelas fabricas obrigava que toda a familia trabalhasse sendo as mulheres e crianças submetidas aos mesmos trabalhos só, que por salarios bem inferiores, alem disso as fabricas nao ofereciamaos seus funconarios boas condiçoes de trablho os empregados nao tinha nem uma segurança e ainda ofereciam riscos a saude. As doenssas e mortes contraidas nas fabricas eram comuns diminuindo aexpectativa de vida dos operarios. Em meio a essas precarias condiçoes de trabalho dar-se inicio as revoltas do operariado que fundam organizaçoes em prol dos direitos dos trabalhadores.
tracking img