Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (559 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
DISCIPLINA: HISTÓRIA SOCIAL DA CRIANÇA (401372)
SEMESTRE: 2012/2

Resenha do Texto de Philippe Ariès "HistóriaSocial da
Criança e da Família"

Para Philippe Ariès o importante da pesquisa é a descoberta, pois só assim pode se entender de forma simples as teses que forem inspiradas.
.Em seu livro A História Social da Criança e da Família, Philippe Ariès traz os seguintes temas: O sentimento da infância; as idades da vida; a descoberta da infância.Primeiro ele diz que não existia diferença entre criança , jovem e adulto, pois logo cedo a criança já estava vivendo como adulto sem passar pela adolescência. Nãohavia tempo para as famílias criarem um laço familiar com a criança pois logo ela era afastada da família para viver em outras casas ajudando aos adultos. Ariès diz que o único momento que a criançatinha a atenção da família eram nos seus primeiros anos que recebiam um tipo de sentimento que Ariès denominou “paparicação” que na verdade era somente a criança que era vista como brinquedo ouanimalzinho engraçado .
Seus trajes eram iguais aos dos adultos e os retratos que eram pintados ou eram em forma de miniaturas de adultos ou como o menino Jesus nos braços da virgem Maria.
Asegunda tese Ariès mostra a importância da criança o cenário de educação deixa de ser a família e passa ser a escola .Nesse novo cenário a afeição passa existir entre as famílias diferente da sociedadetradicional que a afeição só existia fora de casa com os vizinhos , criados , amas etc. A criança passa a ter uma importância para a família , com isso a taxa de natalidade diminuiu. Para asfamílias de classe mais alta as crianças já tinham trajes específicos de crianças. Havia brincadeiras,jogos e outras diversões.
Na sociedade tradicional ocorria a prática de infanticídio (morte de...
tracking img