Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha

REIS, Arnaldo Carlos de Resende, Introdução a Análise das Demonstrações Contábeis, páginas de 02 a 22, 3. Ed. – São Paulo: Saraiva, 2009

Reginaldo Cavalcante Dias Barbosa

O textotrata de fundamentos iniciais da Contabilidade Básica, tais como: débito, crédito, receita, despesa, método das partidadas dobradas, balancete de verificação e Balanço Patrimonial.

Segundo o autor, emuma operação de compra e venda sempre haverá a origem ( de onde vem ) e a aplicação ( para onde vai ) de recursos, que podem ser próprios ou de terceiros. Para a origem de recursos chamamos decrédito ou conta credora, para a aplicação de recursos chamamos de débito ou conta devedora. As aplicações de recursos comportam os bens, direitos e despesas. Já as origens de recursos comportam asobrigações, patrimônio líquido e receitas.
Este registro de débito ou aplicação de um lado, e crédito ou origem de outro; é chamado de método das partidas dobradas, é assim chamado porque o mesmo valor éregistrado duas vezes, uma a débito e outra a crédito. O objetivo é forçar uma equivalência monetária entre o total de origens e o das aplicações.
O balancete de verificação é um demonstrativo querelaciona, do lado esquerdo, todas as aplicações de recursos feitas pela empresa em bens direitos e despesas (saldo devedores) e, do lado direito, todas as origens de recursos que possibilitam aquelasaplicações: obrigações, patrimônio líquido e receitas (saldos credores). A diferença entre a soma dos dois lados é justamente o que constitui o seu patrimônio líquido ( bens + direitos ) – ( obrigações ),isto é a riqueza do patrimônio.
O Balanço Patrimonial é um demonstrativo contábil que apresenta do lado esquerdo o Ativo, e as contas de aplicações (saldos devedores), e do lado direito o Passivo, aas contas de origem (saldo credor).

O método da partidas dobradas surgiu na Itália do sec. XV, foi e ainda é eficiente e muito utilizado na escrituração do patrimônio.
A idéia do método das...
tracking img