Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (355 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA DE TEMPOS MODERNOS

O filme “Tempos Modernos” traz uma crítica ao sistema capitalista, que tem um de seus seu auges no início do século XX , época da Revolução Industrial, quando asmáquinas passaram a conquistar seu espaço nas indústrias propiciando uma produção em massa, e ao mesmo tempo sendo o motivo da perda de muitos postos de trabalho dos operários. Os que trabalhavam naoperação das máquinas eram vistos como tal e apenas serviam como uma peça na engrenagem de toda a fábrica. O trabalho repetitivo, a questão da supervisão de todas as tarefas, a invenção da máquinaalimentadora e a especialização da tarefa foram as principais características observadas no filme e que fazem parte dos conceitos do Taylorismo, que era implantado nas indústrias naquela época.

Naprimeira parte do filme vemos que o protagonista (Charles Chaplin) trabalha em uma linha de montagem, onde cada operário realizava uma única tarefa repetidamente. Logo após acontece a invenção de umamáquina que permitia ao trabalhador se alimentar, não necessitando de nenhum tipo de pausa/descanso, e ao mesmo tempo executar sua função (apertar parafusos), a qual não exige nenhum esforço mental.oprotagonista do filme adquiriu uma doença e foi afastado do cargo.
Depois de recuperado, o protagonista retorna ao mercado de trabalho, mas não pode ocupar seu antigo posto, pois, nesse momento acidade se encontrava mergulhada na crise de 1929 e as fábricas estavam fechadas. Então procurou se empregar em outro ramo de atividade, mas viu-se completamente despreparado porque como na indústria astarefas eram especializadas, fora treinado para exercer apenas sua função e não possuía outras qualificações. Segundo Frederick W. Taylor, o empregado não tem condições de analisar o trabalho eestabelecer o melhor método de fazê-lo. Para Taylor o trabalhador não passa de um irresponsável, vadio e negligente. Essa afirmação é representada pela cena na qual o protagonista conseguiu um outro...
tracking img