Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTANCIA DA LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.
Marilza de Souza Barros Almeida

RESUMO
O objetivo deste trabalho é mostrar a importância do letramento, da leitura e da escrita propriamente ditos, como um sentido ampliado da alfabetização. Sendo uma função obrigatória dos professores conduzir, o aluno e apontar os reflexos positivos da sua prática, até esses hábitos de escrita eleitura tornarem-se naturais. Assim, podemos esperar mais das futuras gerações, porque o homem como verdadeiro cidadão, ou seja, aquele que entende o mundo que o cerca, e com ele interage, será um homem consciente.
Palavras-chave: letramento; leitura; escrita; alfabetização.
1 INTRODUÇÃO
Segundo Magda Soares, a palavra letramento começa a ser usada a partir do momento em que o conceito dealfabetização tornou-se insatisfatório. Não basta mais saber ler e escrever tão somente, é preciso saber fazer uso da leitura e da escrita. A partir do momento em que as sociedades tornaram-se cada vez mais centradas na escrita e multiplicam-se as demandas por práticas de leitura e de escrita não só na cultura do papel, mas também na nova cultura da tela com os meios eletrônicos, é insuficiente ser apenasalfabetizado.
Sem a escrita e a leitura o homem deixa de se comunicar adequadamente com seus semelhantes e se torna um ser alienado em relação ao mundo.
A literatura de modo geral amplia e diversifica nossas visões e interpretações sobre o mundo e da vida como um todo.

Precisamos estar atentos a esta questão, pois a ausência da leitura em nossa vida bloqueia a possibilidade e acaba de certaforma, nos excluindo dos acontecimentos, da interpretação, da imaginação e da ficção arquitetada pelo autor, seja num romance ou num artigo; numa crônica ou num conto, numa poesia ou num manifesto, num jornal ou num ensaio, num gibi ou numa história infantil ou infanto-juvenil, enfim, são inúmeras as possibilidades de mergulhar no mundo da fantasia e da realidade encontradas no mundo das palavras.2 DEFINIÇÃO DE LETRAMENTO
letra + mento
forma portuguesa da palavra latina littera -mento: sufixo, indica resultado de uma ação. Exemplo: ferimento = resultado da ação de ferir.
Portanto: letramento é o resultado da ação de "letrar-se", se dermos ao verbo "letrar-se" o sentido de "tornar-se letrado".
Resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais de leitura e escrita. O estado oucondição que adquire um grupo social ou um indivíduo como conseqüência de ter-se apropriado da escrita e de suas práticas sociais Observação importante: ter-se apropriado da escrita é diferente de ter aprendido a ler e a escrever: aprender a ler e escrever significa adquirir uma tecnologia, a de codificar em língua escrita e de decodificar a língua escrita; apropriar-se da escrita é tornar aescrita "própria", ou seja, é assumi-la como sua "propriedade".
Retomemos a grande diferença entre alfabetização e letramento, entre alfabetizado e letrado: um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado; alfabetizado é aquele indivíduo que sabe ler e escrever; já o indivíduo letrado, o indivíduo que vive em estado de letramento, é não só aquele que sabe ler e escrever, masaquele que usa socialmente a leitura e a escrita, pratica a leitura e a escrita, responde adequadamente às demandas sociais de leitura e de escrita.
Alfabetização = ação de ensinar/aprender a ler e a escrever.
Letramento = estado ou condição de quem não apenas sabe ler e escrever, mas cultiva e exerce as práticas sociais que usam a escrita.
Cultiva = dedica-se a atividades de leitura e escrita.Exerce = responde às demandas sociais de leitura e escrita.
2.1LETRAMENTO
O que é letramento?
Letrar é mais que alfabetizar, é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno, saber a distinção entre alfabetização e letramento, entre aprender o código e ter a habilidade de usá-lo. Ao mesmo tempo em que é fundamental...
tracking img