Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O objetivo deste texto, "é analisar o processo histórico do aparecimento das Ciências Sociais, isto é, mostrar o momento em que os fenômenos sociais começaram a ser objeto científico e estudar osfatos históricos que propiciaram o surgimento e a formação destas ciências". (p.19)

Na Antiguidade os estudos dos fenômenos sociais eram fragmentários: eram reflexões que os pensadores tomavam comoobjeto, um fator isolado de conhecimento, ou seja, uma parte da vida social, como a política ou a moral, com perspectiva normativa e finalista.

Na Idade Média os pensadores prendiam-se à discussõesmetafísicas que justificavam a fé cristã. Os dogmas da Igreja Católica impediam o desenvolvimento da investigação científica. A filosofia nesse período compreendia-se à fonte de preparação da salvaçãoda alma.

Durante o Renascimento a influência teológica perde seu lugar para uma perspectiva que abre a livre discussão para a investigação racional. O novo conhecimento caracterizava-se porobjetividade e realismo que definiram a separação nítida do pensamento do passado. Os fenômenos da natureza eram investigados pelo método da experimentação, e a ciência substitui a filosofia, e o mesmométodo científico que investigava a natureza também se volta para o mundo da natureza humana e suas relações sociais.

Na Idade Moderna com a criação da sociedade capitalista, os pensadores esforçaram-seem aplicar o método científico para explicar as transformações que ocorreram nessa sociedade, transformações essas que geraram uma crise social na época.

Os fatores intelectuais se explicam pelanova forma de pensar da sociedade, pelo método da razão em substituição a teologia. Pensadores como Maquiavel contribuíram com essa nova forma de pensamento.

Para a formação das Ciências Sociais aFilosofia da História foi responsável por uma nova concepção de sociedade e a distinção entre Estado e Sociedade Civil.

Viagens do Descobrimento e a Revolução Francesa, contribuíram na formação do...
tracking img