Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (785 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OS PROBLEMAS DA ÉTICA
Ética é daquelas coisas que quase todo mundo entende o que são, mas é de difícil explicação.
A Ética pode ser o estudo das ações e dos costumes, pode ser ainda a realizaçãode um tipo de comportamento (ação).
Costuma-se separar os problemas teóricos da ética em dois campos: os problemas gerais e fundamentais (liberdade, consciência, bem, valor, lei) ficam de um lado; dooutro estão os problemas específicos, onde existe uma aplicação concreta, como por exemplo problemas da ética profissional, política, sexual. Este é um procedimento apenas didático, já que nocotidiano não pode separá-los.
Existe, dentre tantas, uma questão especificamente ética, que o autor diz ser absolutamente fundamental: os costumes mudam e o que ontem era considerado errado hoje pode seraceito, assim como o que é aceito entre os índios do Xingu pode ser rejeitado em outros lugares, do mesmo país até. Sendo assim é correto afirmar que uma nação seria errada apenas enquanto ela nãose enquadrasse a um novo comportamento vigente. Não são apenas os costumes que variam, mas também os valores que os acompanham, as próprias normas concretas, os próprios ideais, a própria sabedoria deum povo a outro.
É claro que, de qualquer maneira, a ética tem pelo menos também uma função descritiva: precisa procurar conhecer, apoiando-se em estudos de antropologia cultural e semelhantes, oscostumes das diferentes épocas e dos diferentes lugares. Mas ela não apenas retrata os costumes; apresenta também algumas grandes teorias, que não se identificam totalmente com as formas de sabedoriaque geralmente concentram os ideais de cada grupo humano.
Max Weber, pensador alemão do inicio do século XX, mostra que essa ética não era, em todo o caso, simples, clara e acessível a todos. Poisos protestantes, principalmente os calvinistas, sempre valorizaram eticamente muito mais o trabalho e a riqueza, enquanto os católicos davam um valor maior a abnegação, ao espírito de pobreza e de...
tracking img