Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO e RESENHA

RESUMOS

Os resumos são instrumentos obrigatórios de trabalho através dos quais se podem selecionar obras que merecem a leitura do texto completo. Entretanto, os resumos só são válidos quando contiverem, de forma sintética e clara, tanto a natureza da pesquisa realizada quanto os resultados e as conclusões mais importantes.

Conceito, Finalidade e Caráter

O resumo é aapresentação concisa e freqüentemente seletiva do texto, destacando-se os elementos de maior interesse e importância, isto é, as principais idéias do autor da obra.
A finalidade do resumo consiste na difusão das informações contidas em livros, artigos, teses, etc., permitindo a quem o ler resolver sobre a conveniência ou não de consultar o texto completo. O caráter de um resumo depende de seusobjetivos: apresentar um sumário narrativo das partes mais significativas, não dispensando a leitura do texto: condensação do conteúdo, expondo ao mesmo tempo tanto as finalidades e metodologia quanto os resultados obtidos e as conclusões da autoria, permitindo a utilização em trabalhos científicos e dispensando, portanto , a leitura posterior do texto original: análise interpretativa de umdocumento, criticando os diferentes aspectos inerentes ao texto.


Como Resumir

Levando-se em consideração que quem escreve obedece a um plano lógico através do qual desenvolve as idéias em uma ordem hierárquica, ou seja, proposição, explicação, discussão e demonstração, é aconselhável, em uma primeira leitura, fazer um esboço do texto, tentando captar o plano geral da obra e seu desenvolvimento.
Aseguir volta-se a ler o trabalho para responder a duas questões principais: de que trata este texto? O que pretende demonstrar? Com isso, identifica-se a idéia central e o propósito que nortearam o autor.
Em uma terceira leitura, a preocupação é com a questão: como o disse? Em outras palavras, trata-se de descobrir as partes principais em que se estrutura o texto. Esse passo significa acompreensão das idéias, provas, exemplos etc. que servem como explicação, discussão e demonstração da proposição original (ideia principal). É importante distinguir a ordem em que aparecem as diferentes partes do texto. Geralmente quando o autor passa de uma idéia para outra, inicia novo parágrafo: entretanto, a ligação entre os parágrafos permite identificar:
conseqüências (quando se empregam palavrastais como: em conseqüência, por conseguinte, portanto, por isso, em decorrência disso, etc.);
justaposição ou adição (identificada com expressões de tipo: e, da mesma forma, da mesma maneira, etc.);
oposição ( com a utilização das palavras: porém, entretanto, por outra parte, sem embargo, etc.);
incorporação de novas idéias;
complementação do raciocínio;
repetição ou reforço de idéias ouargumentos;
justificação de proposições ( por intermédio de um exemplo, comprovação, etc.);
digressão (desenvolvimento de idéias até certo ponto alheias ao tema central do trabalho).

Os três últimos casos devem ser totalmente excluídos do resumo. A última leitura deve ser feita com a finalidade de:
compreensão do sentido de cada parte importante;
anotação das palavras-chave;
verificação dotipo de relação entre as partes (conseqüência, oposição, complementação etc.).

Uma vez compreendido o texto, selecionadas as palavras-chave e entendida a relação entre as partes essenciais, pode-se passar à elaboração do resumo.

Exemplo

Resumo

LAKATOS, Eva Maria. O trabalho temporário: nova forma de relações sociais no trabalho. São Paulo: Escola de Sociologia e Política de São Paulo.1979.2.v. (Tese de Livre-Docência)

Etapas do desenvolvimento econômico caracterizam a transição do feudalismo para o capitalismo. Distinção entre as relações sociais formais de produção e as relações sociais no trabalho, segundo as sucessivas fases de organização industrial: sistema familiar, de corporações, doméstico e fabril; também de acordo com a natureza das elites que introduzem ou...
tracking img