Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1243 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA CRÍTICA
BOMENY, Helena Maria Bousquet. Os Intelectuais da Educação. 2ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2003.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Resenha

Helena Bomeny é Doutora em Sociologia pelo IUPERJ, pesquisadora do CPDOC/FGV e professora titular do Departamento de Ciências Sociais da UERJ.
O livro agora resenhado “Os Intelectuais da Educação”traça a trajetória de intelectuais que se mobilizaram na missão de modernizar o país através da educação. Educar e sanear o Brasil eram a chave de um projeto de nação. A atualidade das questões colocadas por personalidades como Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro e Paulo Freire desafia ainda hoje nossa inteligência como cidadãos. É dividido em treze partes, denominadas: A Mancha da Nação; Sociedadelivre: homens despreparados; A solução dos Imigrantes; Mobilização pela reforma: a sociedade se organizando; Os exemplos sempre lembrados; Intelectuais reformadores; Décadas de reformas: O Estado na dianteira; Ministério das reformas e dos reformadores; Pós-guerra e democratização; Todo ato educativo é um ato político; Anos de Reclusão; A Sociedade desafiada: o grito do mercado e o Último expoente daEscolaNova.
O fato pelo qual deu origem e estímulo para a escritora parece ter sido a virada de século. Como diz, o ano 2000 foi intencionalmente celebrado. Celebrou-se a abertura de um outro século e a entrada do novo milênio. No Brasil, a data coincidiu com os 500 anos da chegada dos portugueses à terra. Outro registro de memória revelado pela autora é que em 2000 comemorou-se também ocentenário de duas figuras públicas que tiveram seus nomes associados á história da educação no Brasil. O baiano Anísio Teixeira e o mineiro Gustavo Capanema e suas trajetórias projetadas nacionalmente foram identificadas com a construção de um sistema educacional brasileiro.
Bomeny mostra os fundamentos da inquietação de intelectuais que, desde a década de 1920, vêm se manifestando publicamente comideias e projetos m torno da educação brasileira. Segundo a autora, Darcy Ribeiro, deixou em suas memórias e correspondências as confissões de afinidade com o educador e filósofo Anísio Teixeira, o programa de democratização educativa e os ideais da escola Nova.
O final do século XIX no Brasil foi marcado por mudanças que alteraram o modo como a política nacional foi encarada. Aabolição de 1888 foi o ápice deste processo que provocou a redefinição dos lugares sociais, antes polarizados entre senhores e escravos; libertos e cativos.
Helena informa que as elites não pretendiam abrir o conhecimento para sociedade. Não foi esta a prioridade. A educação foi, ao longo da história republicana, um bem escasso, privilégio de poucos. As duas primeiras décadasrepublicanas expuseram as chagas da nação brasileira, afirma a autora.
Os Intelectuais da educação é um livro de grandes relatos históricos, que traça a educação brasileira com grande maestria e proporciona, de modo agradável e escrita simples um prazer ao conhecimento.
A oferta da rede pública de ensino esteve longe de atingir a população em idade escolar. As escolas estavam reservadas àselites e puderam, por isso, ser mais bem controladas e exigidas em qualidade.
A vinda de imigrantes brancos, mais preparados, letrados, diz a autora, Fo uma saída vislumbrada pela elite política e econômica para “higienizar” a sociedade brasileira. A miscigenação poderia se constituir em uma chance de “limpeza” dos brasileiros marcados pela cor e pela miséria social.
De certo pode-se perceberpela fala de Helena, que o racismo era grande e consistia na concepção do negro como raça inferior, incapaz para o trabalho, propensa ao vício, ao crime, e inimiga da civilização e do progresso. A política de imigração respondia de imediato com a troca do negro pelo branco.
Conforme explica Bomeny o analfabetismo era, senão o maior, um dos grandes obstáculos que o Brasil tinha que ultrapassar....
tracking img